Vasco e Grêmio empataram por 1 a 1 neste sábado, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas Freitas abriu o placar para os donos da casa - que foram superiores pela maior parte do confronto em São Januário, com múltiplas chances perdidas. Aproveitando falha da defesa após cruzamento de Pavón, Gustavo Martins cabeceou para igualar o placar, garantir um ponto ao Grêmio e dar números finais ao jogo.
Primeiro tempo
A partida começou com um cenário claro: o Vasco com a posse, mas sem grandes chances, e o Grêmio apostando em bolas longas para se antecipar à defesa carioca. Léo Jardim fez belas defesas em cabeceio de Braithwaite e chute de Cristian Olivera, mas o panorama do primeiro tempo mudou do meio para o fim.
O Vasco foi ganhando terreno e chegou a balançar as redes com Hugo Moura, que aproveitou sobra de bola rebatida após cobrança de falta. O lance, entretanto, foi anulado por impedimento de Vegetti. Já nos acréscimos, o camisa 99 do Vasco teve boa chance de estufar as redes de Tiago Volpi, mas a bola bateu na trave.
Segundo tempo
O Vasco repetiu a pressão e deu as cartas no jogo. Rayan passou a recorrer a mais chutes de fora da área e levou perigo a Tiago Volpi. Depois de um dos lances espalmados pelo goleiro, Nuno Moreira cobrou escanteio na área e a bola desviou na defesa. Lucas Freitas ficou com a sobra pela direita, chutou e abriu o placar. Além dos chutes de maior distância, a bola aérea também gerou boas chances ao Vasco.
Aos 34 minutos, Pavón chegou na área pela direita, cruzou e viu a bola passar por toda a área. A defesa do Vasco falhou, Gustavo Martins cabeceou e deixou tudo igual em São Januário. O clube gaúcho quase conseguiu a virada minutos depois, em esticada de Pavón para André Henrique, que ganhou na corrida e superou Léo Jardim, mas a bola explodiu no travessão.
O Vasco teve outras chances de perigo na reta final. Em uma delas, no apagar das luzes, Nuno Moreira tocou para o meio da área após cruzamento de Paulo Henrique, mas Mateus Carvalho mandou para fora na hora de finalizar. A partida terminou sob gritos de "vergonha" dos vascaínos.
Quem foi bem e quem foi mal?
Vasco: Vegetti perde gols e é o pior em São Januário
Grêmio: Zagueiros e Mano têm pior avaliação no empate com o Vasco
Vaias e protestos
A partida em São Januário começou com repetidas vaias e ofensas ao zagueiro João Victor, lembrado pela torcida a cada toque na bola. O jogador é o principal alvo de reclamações dos vascaínos, muito criticado desde a atuação na goleada sofrida para o Independiente Del Valle. Em encontro com uma organizada no CT, nesta semana, o zagueiro foi acusado de debochar de torcedores.
As vaias a João Victor diminuíram com o decorrer do jogo, mas houve novo protesto dos vascaíno ao fim da partida - desta vez, direcionado para o time como um todo. Insatisfeita com o resultado e com os gols perdidos, mesmo com um Vasco superior em São Januário, a torcida entoou o grito de "time sem vergonha".
Panorama da tabela
Após uma semana marcada por crises em ambos os lados do confronto, o Vasco ganha uma posição com o empate e é o 14º da tabela do Brasileirão, com 14 pontos. O Grêmio segue em 12º lugar, agora com 17 pontos somados.
Agenda
O Vasco tentará reverter a goleada sofrida para o Independiente del Valle na terça-feira, às 21h30, tentando seguir vivo na Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do clube carioca é diante do Internacional, no próximo domingo, no Beira-Rio.
O Grêmio volta a campo na quarta-feira, na Arena, para enfrentar novamente o Alianza Lima pela Sul-Americana - na ida, o Tricolor perdeu por 2 a 0. Depois, a equipe gaúcha volta a atenção ao duelo contra o Palmeiras, no sábado, pelo Brasileirão.