Maior campeã da história do torneio continental, a seleção brasileira vai brigar mais uma vez pelo título. Com seis troféus em 17 edições, o Brasil venceu a Argentina, neste sábado, por 108 a 68 e agora se prepara para enfrentar os Estados Unidos na grande decisão do campeonato em Santiago, no Chile. Bella Nascimento foi o grande destaque do jogo com 22 pontos. Com 100% de aproveitamento, a equipe verde e amarela pode garantir vaga na Copa do Mundo de 2026 caso seja campeã da Americup. O confronto da final será realizado neste domingo, às 21 horas (de Brasília).
No caminho para os playoffs da competição, o Brasil executou uma campanha impecável, vencendo Argentina, Canadá, República Dominicana e El Salvador. Em sequência, terminou a primeira fase na liderança do grupo A e da competição, superando inclusive os Estados Unidos. Também neste sábado, a equipe americana bateu o Canadá por 65 a 53 na semifinal e se classificou à decisão do torneio.
Do outro lado da chave, a seleção brasileira não teve problemas para dominar a Argentina na partida. Kamilla Cardoso, Damiris Dantas e Bella Nascimento mostraram muita sintonia dentro de quadra e lideraram o Brasil na vitória esmagadora de 40 pontos de vantagem.
O jogo
O favoritismo do Brasil ficou evidente desde os primeiros minutos de partida. Kamilla Cardoso foi o grande destaque da seleção. A pivô liderou o início do jogo com 10 pontos e 5 rebotes. A seleção brasileira não deixou a Argentina criar jogadas com facilidade e foi para o segundo período com uma superioridade de 11 pontos no placar: 33 a 22.
A atual campeã da Americup aumentou ainda mais o ritmo do jogo. Damiris Dantas e Bella Nascimento chamaram a responsabilidade da partida e garantiram 14 pontos cada. O Brasil foi para o intervalo com 23 pontos de vantagem: 59 a 36. O coletivo do time brasileiro impressionou. Foram 21 assistências só no primeiro tempo do clássico contra a Argentina.
Brasil mostrou extrema superioridade contra as adversárias nesta noite de sábado. Cada vez mais a vantagem aumentava, chegando a 40 pontos no quarto período. Bella Nascimento terminou o jogo com 22 pontos e um aproveitamento de 85% nas bolas de três pontos, acertando seis em sete tentativas. Kamilla Cardoso e Damiris Dantas garantiram 16 pontos cada em uma partida impecável das brasileiras.
No fim das contas, a seleção venceu a Argentina por 108 a 48 e garantiu a vaga para a final da Americup.