Cuiabá, 13 de Novembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Cuiabá, 13 de Novembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 07:08 - A | A

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 07h:08 - A | A

Apesar do Recuo Derrite Insiste com Manobras Contra a PF e medidas que enfraquecem política criminal

Da Redação

Segundo o líder do deputado Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara, essa nova versão aprofunda a desorganização normativa e mantém vícios estruturais graves, especialmente ao retirar recursos da Polícia Federal por meio do art. 10, §§8º e 10°, enfraquecendo o órgão de coordenação nacional e contrariando o espírito da PEC da Segurança Pública”.

“Em vez de fortalecer a PF, o texto promove uma fragmentação orçamentária em relação aos fundos que compromete a eficiência no enfrentamento às organizações criminosas de atuação interestadual. 

SUBSTITUTIVO IMPEDE ATINGIR CORAÇÃO FINANCEIRO FACÇÕES

O substitutivo também desmonta a política de descapitalização das facções ao eliminar as medidas cautelares especiais previstas no projeto original, substituindo-as por instrumentos já existentes e criando a ficção de uma “ação civil autônoma”, que só acrescenta morosidade, insegurança jurídica e pulverização dos procedimentos de recuperação de bens. Com isso, a proposta perde sua espinha dorsal: a capacidade de bloquear rapidamente recursos ilícitos e atingir o coração financeiro das facções criminosa”, escrever o parlamentar no X.

PROPOSTA DE DERRITE ENFRAQUECE POLÍTICA CRIMINAL 

E acrescentou: “Para completar, o relator insiste em inventar categorias sem fundamento jurídico, como a tal “organização ultra violenta”, numa tentativa de apagar a terminologia rigorosa de “facção criminosa” introduzida no texto original do governo federal. Esse tipo de improvisação conceitual enfraquece a política criminal, confunde operadores do direito e mascara o objetivo real: desfigurar a proposta técnica e consistente do Executivo, substituindo-a por um amontoado de conceitos vazios e dispositivos contraditórios”.

A posição de Lindbergh e Guimarães foi também corroborada por integrantes do Ministério da Justiça. Segundo eles, mesmo com os recuos de Derrite, a última versão tem um “potencial de caos jurídico” – tudo que os criminosos pretendem.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT