Não são apenas os levantamentos do Palácio do Planalto que vêm mostrando melhora na popularidade de Lula após o governo abraçar o discurso de “ricos contra pobres” e reagir ao tarifaço de Trump. As pesquisas eleitorais estaduais que têm chegado ao PL, partido de Jair Bolsonaro, também mostram o presidente crescendo cerca de dois pontos percentuais no último mês.
Para não criar pânico no partido, a leitura que vem sendo feita é que o movimento de crescimento não deve passar muito desses números.
No PL, no entanto, os reflexos do quanto o tarifaço de Trump pode recair sobre Jair Bolsonaro e seus aliados ainda são uma incógnita e despertam preocupação.
TARIFAÇO DE TRUMP FAVORECE APROVAÇÃO DE LULA
O tarifaço anunciado por Donald Trump ao Brasil está longe de uma solução do ponto de vista econômico, mas já traz reflexos positivos nas pesquisas internas do governo Lula.
Os trackings, levantamentos diários que não são registrados oficialmente pelo Palácio do Planalto, mostram que, pela primeira vez desde a crise do Pix, em janeiro, a avaliação positiva do presidente superou a negativa. O Globo teve acesso aos dados.
Lula já vinha num movimento de ascensão desde que o governo adotou o discurso dos “ricos contra os pobres” e da justiça tributária, que consiste em cobrar mais impostos daqueles que ganham mais. Esse tom passou a ser abraçado pelo presidente e por seus ministros após o governo entrar em embate com o Congresso, pelo aumento do IOF.
Agora, ministros de Lula veem o imbróglio sobre o tarifaço de Trump como mais uma ferramenta que tem ajudado a impulsionar o presidente em temas caros aos brasileiros, como a soberania nacional.
Para contragosto de Jair Bolsonaro e seus aliados, que seguem batendo cabeça como lidar com o tarifaço de Trump, integrantes do governo relataram que Lula tem se mostrado “muito animado” e que considera esse um ponto importante de retomada de sua liderança.
Adalberto Ferreira 10/08/2025
Para monitoramento a respeito daquilo que pensa a opinião pública e avaliar ações estratégicas, tanto o governo como a oposição (Partido Liberal) realizam pesquisas para consumo interno. E não apenas as pesquisas para consumo interno que apontam crescimento do governo Lula, mas os demais institutos. Os mesmos que anteriormente indicavam queda do governo. O problema é aceitar apenas o que agrada nossas concepções.
Roberto 10/08/2025
Lula cresce na pesquisa dos bolsonaristas? Existe pesquisa de Lulista? Cada um faz a sua e o site publica a mentira que sua ideologia permite? A extrema esquerda golpista dobra a aposta, ela e seus retardados.
2 comentários