A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), deu um importante passo na articulação para permanecer no comando do Legislativo municipal. Em um jantar realizado na noite desta segunda-feira (22), em sua residência, a parlamentar consolidou o apoio de 14 vereadores, número considerado suficiente para sustentar sua candidatura à reeleição.
O encontro reuniu, além dos parlamentares aliados, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), e o presidente estadual do Partido Liberal, Ananias Filho, reforçando o alinhamento político em torno da permanência de Paula à frente da Mesa Diretora.
Entre os vereadores que declararam apoio à presidente estão Dilemário Alencar, Tenente-Coronel Dias, Kassio Coelho, Adevair Cabral, Marcrean Santos, Wilson Kero Kero, Rafael Ranalli, Mário Nadaf, Marcus Brito Jr., Cesinha Nascimento, Baixinha Giraldelli, Demilson Nogueira e Samantha Íris.
Um dos movimentos que mais chamaram a atenção nos bastidores foi a adesão de Dilemário Alencar ao grupo de apoio à reeleição. O vereador havia deixado a liderança do governo na Câmara após divergências relacionadas à articulação conduzida pelo prefeito Abilio Brunini em favor da recondução de Paula ao cargo. Agora, sua aproximação com o grupo governista sinaliza uma reconfiguração das forças políticas dentro da Casa.
Apesar de já contar com o apoio necessário para viabilizar sua candidatura, Paula Calil ainda enfrenta um obstáculo regimental. Atualmente, as regras internas da Câmara não permitem a reeleição do presidente dentro do mesmo mandato legislativo. Dessa forma, antes da disputa pela Mesa Diretora, será necessária uma alteração no regimento interno para autorizar a recondução.
Outra preocupação da base aliada é evitar que o processo eleitoral interno seja questionado judicialmente. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Várzea Grande ao entender que o pleito foi realizado fora do prazo considerado adequado. O entendimento da Corte estabelece que esse tipo de eleição deve ocorrer, no mínimo, a partir do mês de outubro.
Nesse contexto, o vereador Mário Nadaf apresentou uma proposta para que a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá seja realizada em 5 de novembro. A medida conta com o respaldo da base do prefeito, mas enfrenta resistência de vereadores independentes e da oposição. O principal argumento dos críticos é que o prazo mais longo favoreceria o grupo de Paula Calil, oferecendo mais tempo para conquistar os apoios necessários à aprovação da mudança regimental que permitiria sua reeleição.
Com a disputa ainda em fase de articulação, os próximos meses prometem intensificar as negociações políticas nos corredores da Câmara Municipal, enquanto aliados e adversários medem forças em torno do futuro comando do Legislativo cuiabano.



