Cuiabá, 01 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,68
Cuiabá, 01 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,68
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 10:14 - A | A

Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 10h:14 - A | A

Prefeito extingue a AMAES e cria nova agência de regulação de serviços públicos para acabar com abusos contra o povo

Alteração pode encerrar ciclo em que a AMAES atuava a serviço das empresas de modo lesivo ao consumidor e usuário, beneficiando os controladores da concessão dos serviços de água, esgoto e transporte coletivo

Da Redação

O prefeito Abilio Brunini sancionou a Lei Complementar nº 558/2025 que cria a Agência de Fiscalização e Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá, a "Cuiabá Regula", medida que deve encerrar um longo período de abusos praticados pelas empresas que assumiram a concessão para exploração dos serviços de abastecimento de água, esgoto sanitário e transporte coletivo.

A sanção da medida corajosa e saneadora do prefeito, foi publicada nesta segunda-feira (28/4) na edição da Gazeta Municipal. O projeto de lei partiu do Executivo, que entendeu ser necessária uma revisão do modelo de agência de regulação que vigorava no município.

Caberá a "Cuiabá Regula" a responsabilidade de normatizar, regular, controlar e fiscalizar serviços públicos prestados por meio de concessionárias. São exemplos disso a distribuição de água e o tratamento de esgoto, transporte coletivo e a gestão de resíduos sólidos. 

A agência de fiscalização e regulação dos Serviços Públicos será composta por Diretoria Reguladora, Conselho Regulador do Saneamento Básico, Conselho Regulador do Transporte Coletivo Urbano, Coordenadoria Administrativo-Financeira e Ouvidoria.

No total, serão 20 integrantes. Destes, 10 de indicação do poder concedente (Prefeitura de Cuiabá) e outros dez indicados pelos prestadores e usuários dos serviços públicos e entidades representativas.

As agências reguladoras são responsáveis pela fiscalização, elaboração, controle e regulamentação da prestação de serviços públicos e privados. Também tem a missão de proteger os usuários e a qualidade dos serviços, combater a monopolização de mercado, defender o consumidor e gerir contratos de concessão pública - que no caso de Cuiabá são água e transporte público.

É preciso compreender que as agências reguladoras não solucionam um caso individual como fazem os Procons (Órgãos de Defesa do Consumidor), por exemplo. Por outro lado, as denúncias feitas para essas agências são essenciais para tornar o problema conhecido e melhorar a qualidade dos serviços. Realizadas as reclamações, processos administrativos são instaurados e dependendo do caso, a empresa poderá ser multada ou sofrer sanções administrativas, como a suspensão temporária do fornecimento do serviço.  

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT