Cuiabá, 17 de Novembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Cuiabá, 17 de Novembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Domingo, 16 de Novembro de 2025, 09:35 - A | A

Domingo, 16 de Novembro de 2025, 09h:35 - A | A

Projeto “Plantar” planta 259 mudas de árvores na Orla do Porto

Projeto “Plantar” é idealização do vereador cuiabano Mário Nadaf, para contribuir com a recuperação do verde e conscientização das futuras gerações

Da Redação

Com a preocupação de somar para a recuperação da vegetação de Cuiabá, o vereador Mário Nadaf (PL) vem implementando o “Projeto Plantar”, que visa mobilizar e conscientizar as novas gerações para a importância de resgatar o verde da cidade, e dessa forma contribuir para o engajamento em ações para o plantio de árvores de maneiras a auxiliar a equilibrar o clima contendo a alta temperatura. 

Um aspecto que simbolizou Cuiabá se constitui no verde da cidade, estampado na sua vegetação cidade. Mas ocorre que após considerável período de estagnação a capital de Mato Grosso enfrentou processo de expansão urbana, que entre outras consequências provocou desmatamento. Segundo dados oficias divulgados pela Sema-MT, até o ano de 2016 já haviam sido desmatados 148.095,57 hectares da vegetação da cidade, 45,37% dos 324.419,90 hectares que formam o território de Cuiabá, um dos fatores que transformam a cidade numa ilha de calor. 

O desafio a ser enfrentado, portanto, é de grande magnitude, porque o combate ao desmatamento exige engajamento social em razão da importância do papel relevante que representa na preservação da qualidade de vida da população e desenvolvimento urbano da cidade.

image

Consciente da importância da mobilização e engajamento social, o vereador Mário Nadaf idealizou o “Projeto Plantar”, e na última quarta-feira (12/11) 70 crianças matriculadas no 5º ano da Escola Municipal Tereza Lobo participaram do plantio de 250 árvores na região da Orla do Porto de Cuiabá. Durante a ação, servidores da Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana), fez a limpeza dos arredores para garantir a higiene do local. 

Contando com o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Limpeza Urbana, no primeiro dia, foram plantadas 259 árvores ornamentais e de sombra. São exemplos disso Ypê Branco, Rosa , Amarelo , Grande Porte , Ypé de Jardim de pequeno porte e oiti (grande porte).

De árvores frutíferas, foram plantadas de pequeno e grande porte: cajazinho, amora, araça, acerola, jaboticaba, cajú, bocaiúva e outros. 

"A ecologia e o meio ambiente são temas que precisamos ensinar as crianças não apenas em sala de aula. Mas, na prática, para ter a conscientização e saber preservar. É o que estamos vivenciando com este projeto", elogia o professor Gabriel Magalhães, diretor da escola Tereza Lobo.

O secretário de Planejamento Urbano, Afonso Portocarrero saiu em defesa classificando a ação como exemplo de micropolítica sustentável. 

"O Meio Ambiente é como cuidar da casa. A cidade nasce, vive e morre. Queremos trabalhar a consciência de novas gerações. Um ato simples de plantio que representa muito para o meio ambiente. Trabalhar o verde de forma mínima estimula a consciência e impulsiona ações maiores", afirma.

O vereador Mário Nadaf agradeceu o apoio do prefeito Abilio Brunini em manter a execução do projeto que contribui para resgatar Cuiabá como Cidade Verde.

"O prefeito tem muita sensibilidade neste tema porque é um arquiteto e urbanista e sabe da importância do desenvolvimento sustentável. Tem meu apoio para desenvolver mais ações neste sentido. Em 12 anos, já plantamos 60 mil mudas, disse

A vereadora Maria Avalone enalteceu o projeto do vereador Mario Nadaf, defendendo que se prolongue no tempo para contemplar ainda mais a população cuiabana. "Meio ambiente e boas práticas é o que precisamos urgente. Um tema defendido no Legislativo com apoio do atual prefeito. Tenho certeza que Cuiabá vai avançar muito a partir de novas políticas".

 

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT