Na do dia 18 de setembro, a Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou um importante encontro em alusão ao Setembro Amarelo, uma campanha fundamental para a conscientização e prevenção do suicídio, e sua relevância no mundo do trabalho é cada vez mais reconhecida. Tem como objetivo romper o silêncio em torno do suicídio, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental e incentivando a busca por ajuda.
A discussão de suicídio no Setembro Amarelo tem sido adotada há aproximadamente 10 anos, reproduzindo no Brasil uma mobilização existente nos Estados Unidos da América – EUA - desde a década de 1990. Esta perspectiva médica de abordagem do suicídio busca aprofundar na análise para compreender diferentes fenômenos e fatos sociais associados às altas taxas de suicídio nos últimos anos, especialmente entre indígenas e adolescentes.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a palestra da psicóloga Bárbara Nunes, que abordou temas relacionados à saúde mental, trazendo reflexões, orientações e a importância do cuidado consigo mesmo e com o próximo.

Psicóloga Barbara Nunes, ministrou palestra sobre saúde mental e importância do cuidado pessoal e com o próximo
A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, sob coordenação da secretária e primeira-dama Andreia Hubner, com apoio da Prefeitura e do Senac, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover a conscientização e abrir espaços de diálogo sobre a temática.
Segundo a secretária Andreia Hubner, “falar sobre saúde mental é fundamental para quebrar tabus, oferecer acolhimento e fortalecer nossa comunidade na luta pela valorização da vida”.
O Setembro Amarelo é um movimento nacional que busca conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, incentivando a empatia, o cuidado e a solidariedade. Em Porto dos Gaúchos, a campanha reforça a importância de unir forças em prol da vida.