O processo de escolha do Cruzeiro para o substituto de Leonardo Jardim foi rápido. Da reunião para definir as bases até o anúncio de Tite, foram menos de 24 horas. O treinador esteve rapidamente em Belo Horizonte, se impressionou com o projeto, com a estrutura e com a forma como Pedro Lourenço conduz o dia a dia na Toca da Raposa.
O técnico português demorou a definir que não ficaria, mas, desde a última semana, o Cruzeiro estava ciente que não havia mais chance de permanência. Houve um desejo inicial por Artur Jorge, Paulo Pezzolano foi um nome ventilado, mas Tite rapidamente se tornou o plano A.
Assim como o clube foi escolhido pelo treinador, após conhecer também o projeto do Internacional e receber outras propostas do exterior. Pessoas ligadas ao clube gaúcho souberam da reunião de Tite com o Cruzeiro na manhã dessa segunda-feira. Situação natural do mercado, mas que imediatamente causou um pessimismo em profissionais do Inter, entendendo que o projeto dos mineiros seria mais atrativo.
Desde os primeiros contatos com o staff do experiente treinador, o presidente Pedro Lourenço – que também tem apreço pelos trabalhos de Artur Jorge – demonstrou o desejo de seguir com as tratativas para fechar com Tite. A experiência, os resultados e as boas referências sobre o dia a dia pesaram. Havia o entendimento que o Cruzeiro precisava de um nome com esses atributos para dar sequência ao crescimento do projeto.
Não seria momento para qualquer aposta. O treinador também se empolgou. Achou positivo o fato de assumir um projeto que está em andamento, sem rompimento drástico, com possibilidade de reforçar o elenco – já considerado bom por ele – e ter um ano com calendário cheio. O Cruzeiro disputará Mineiro, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.
Apesar disso, Tite queria evoluir nas conversas somente após a saída de Jardim. E assim aconteceu. O português se despediu no início da tarde dessa segunda-feira. Horas depois, Tite se reuniu pessoalmente com integrantes da diretoria, no Rio de Janeiro, e apalavrou o acordo, que foi firmado em papel no início da tarde desta terça, em Belo Horizonte. Tite chegou à capital mineira no avião de Pedro Lourenço - acompanhado por Joaquim Pinto, diretor executivo do Cruzeiro - e ficou na cidade por cerca de cinco horas, voltando ao Rio também na aeronave do empresário. A presença dele em BH foi pedida por Pedro, que queria o contato pessoal para assinatura.
A reunião final, com a presença também de Gilmar Veloz (agente de Tite) e Pedro Junio (vice-presidente da SAF), aconteceu na casa de Pedro Lourenço. Encontro no horário do almoço, com cardápio da culinária mineira, e papo que durou cerca de duas horas. Tite, que já estava com tudo alinhado, deixou o encontro com uma impressão ainda mais positiva em relação à diretoria. Ouviu de Pedro Lourenço que o clube fará o possível para entregar a ele tudo que é necessário para ser campeão, deixando claro que a SAF é um projeto familiar, sem qualquer chance de venda no futuro, por exemplo.
Será a primeira experiência do treinador em um clube-empresa. Pedro Lourenço tinha a intenção de assinar até o fim de 2027, mas pesou o desejo de Tite por vínculo de uma temporada.
O acerto, assinado com opção de renovação por um ano, não tem multa rescisória e conta com bonificações.
O treinador também queria voltar ao futebol mineiro, onde teve passagem rápida e de resultados ruins, em 2005, pelo Atlético-MG. Tite ficou positivamente impactado com a estrutura da Toca da Raposa.
O treinador esteve no centro de treinamentos com a seleção brasileira, em 2022, mas se impressionou com o projeto de modernização recente. Hotelaria, refeitórios e salas administrativas foram reformadas. Pedro Lourenço também falou brevemente sobre as melhorias futuras no local.
O treinador passará o restante do ano longe de Belo Horizonte, com apresentação prevista na Toca da Raposa para o início de janeiro e possibilidade de apresentação oficial no dia 2, data do aniversário de 106 anos do Cruzeiro.
O Campeonato Mineiro começa no dia 10, e o Brasileirão terá a primeira rodada em 28 de janeiro.


