Cuiabá, 19 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,32
Cuiabá, 19 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,32
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025, 05:31 - A | A

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025, 05h:31 - A | A

Relator da anistia descarta perdão “amplo e irrestrito” para salvar Bolsonaro

“Anistia ampla e irrestrita já foi superada e não consigo salvar Bolsonaro individualmente”, diz deputado Paulinho da Força, relator do projeto

Da Redação

Escolhido para ser o relator do projeto da anistia aprovado em regime de urgência na Câmara, na sessão realizada na noite da última quarta-feira (17/9), o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) descarta propor um perdão “amplo e irrestrito aos envolvidos no 8 de janeiro, como defende a oposição.

Essa e outras ponderações foram externadas pelo parlamentar escolhido relator, que diz que vai conversar com as bancadas da Casa e com o Senado antes de concluir o texto e também com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), "se houver algum estremecimento". Uma das possibilidades em discussão é a redução das penas, mas o deputado diz que só vai tratar do conteúdo depois de chegar a um acordo com o Congresso. Quero fazer um relatório que possa tentar agradar a todos. Como agradar a todos não é uma coisa simples, agradar a maioria pelo menos e pacificar o país.

CONVERSAR COM TODO MUNDO  

“Não tem como individualizar relatório, que vai ter que ser feito no minuto que a gente vai ouvindo as pessoas, as bancadas... Uma coisa que eu posso dizer desde já é que não dá para individualizar relatório. Se Bolsonaro for beneficiado, muito bem e, se não for, também. Não posso fazer muita coisa. Não consigo tentar salvar individualmente. Com certeza, não vou conseguir”, adiantou o deputado Paulinho da Força.

Indagado sobre quais ministros do STF pode procurar para conversar, Paulinho afirmou: “Vou conversar com todo mundo. À medida que der algum atrito, com as pessoas que estiverem incomodadas, eu vou conversar com qualquer um dos Poderes. Se for do Supremo, se for do governo federal... Mas só vou se tiver algum estremecimento. Se não tiver, não precisa ser conversado”.

ALEXANDRE DE MORAES

Sobre Alexandre de Moraes, o deputado relator manifestou ter uma relação antiga com o mesmo e que se preciso vai falar com o magistrado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), embora espere que não seja necessário. “Espero fazer um relatório com o que ele concorde e que a gente possa tocar a vida em frente”, afirmou.

Lembrado de que pesquisas de opinião mostram que a maioria da população é contra a anistia, e por que o Congresso deveria se debruçar sobre uma medida tão impopular, o deputado respondeu: “Em nenhum momento, eu e o Hugo (Motta) estamos chamando o projeto de anistia. É um projeto para pacificar o país e sair dessa polêmica de extrema-direita e extrema-esquerda”.

 

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT