Em meio ao "habemus papam", os brasileiros celebraram a descoberta de outra religioso: o padre Jefferson Merighetti. O pároco, de 46 anos, estava apenas em meio aos fiéis no Vaticano que aguardavam o fim do conclave, quando um internauta se surpreendeu com o porte físico, o sorriso e as falas em português. Foram 20 segundos suficientes para muitos usuários das redes sociais revisarem a própria fé ao controlarem os pensamentos pouco santos.
O número de seguidores do padre no Instagram não param de crescer. Mas ele não comentou a brincadeira. Deu apenas risada ao ser filmado. Já a família dele está dando risada com a repercussão. Até porque já sabiam que tinham dentro de casa uma pessoa bonita por dentro e por fora.
"Estou besta! É como minha mãe fala: 'Por que só os feios devem servir a Deus?'. Irmão lindo por dentro e por fora", disse Gislene Merighetti, irmã do novo padre sensação, no Instagram ao compartilhar o vídeo em questão. Ela, aliás, ganhou uma homenagem neste sábado, dia 10, do irmão, por conta do aniversário dela.
Quem é o padre gato do conclave?
Apesar de carioca, atualmente, Jefferson mora em Roma. Ele é presbítero da Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde já atuou como diretor de Mídias Sociais entre 2011 e 2017. No mesmo período, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, no bairro da Penha, na Zona Norte da capital fluminense.
No Instagram, rede em que é seguido por quase 58 mil pessoas, o sacerdote descreve brevemente a trajetória profissional na biografia de seu perfil: é cultural concierge e especialista em história da arte sacra.
Em outro aplicativo, o Facebook, o padre compartilha que tem pós-graduação em História da Arte Sacra na Faculdade do Mosteiro de São Bento, além de mestrado em Bens Culturais na Universidade Gregoriana de Roma.