O Flamengo está na final da Conmebol Libertadores. Com a classificação rubro-negra, pela sétimo ano seguido ao menos um clube do Brasil disputa a decisão da principal competição de futebol da América do Sul. Palmeiras e LDU decidem a segunda vaga nesta quinta-feira.
A classificação do Flamengo veio com empate com o Racing por 0 a 0, nesta quarta, em partida em Avellaneda. Na partida de ida, o clube brasileiro havia vendido por 1 a 0, no Maracanã.
A última vez que a final da Libertadores não teve um representante do Brasil foi em 2018, quando Boca Juniors e River Plate disputaram o título. O segundo jogo da decisão, na ocasião, foi disputado no estádio Santiago Bernabeu, casa do Real Madrid, por questões de segurança.
A final argentina marcou a última vez que a Libertadores foi decidida em dois jogos. Na ocasião, a primeira partida foi disputada na Bombonera. Mas um ataque ao ônibus do Boca na partida de volta, marcada para a casa do River Plate, acabou fazendo com que a Conmebol optasse por tirar o jogo da Argentina para evitar conflito entre torcedores. O River venceu em Madri por 3 a 1 e levantou a taça.
Desde então, a partir de 2019, a final da Libertadores é disputada em sede única, sempre com pelo menos um clube brasileiro na decisão. Relembre os confrontos:
2019: Flamengo x River Plate (Flamengo campeão), em Lima (Peru)
2020: Palmeiras x Santos (Palmeiras campeão), no Rio de Janeiro
2021: Palmeiras x Flamengo (Palmeiras campeão), em Montevidéu (Uruguai)
2022: Flamengo x Athletico-PR (Flamengo campeão), em Guaiaquil (Equador)
2023: Fluminense x Boca Juniors (Fluminense campeão), no Rio de Janeiro
2024: Botafogo x Atlético-MG (Botafogo campeão), em Buenos Aires (Argentina)


