As brasileiras brilharam neste sábado (18) no Grand Prix de Judô, realizado em Guadalajara, no México. Rafaela Silva e Nauana Silva conquistaram a medalha de bronze na categoria até 63kg, enquanto Kaillany Cardoso também subiu ao pódio ao ficar em terceiro lugar na -70kg.
Rafaela, cabeça de chave número 2 da categoria, estreou vencendo a venezuelana Anriquelis Barrios. Na sequência, a bicampeã mundial e medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio bateu a israelense Inbal Shemesh no golden score e, na semifinal, foi imobilizada pela japonesa Haruka Kaju, atual campeã mundial da categoria. Na disputa pelo bronze, ela superou a eslovena Kaja Kajzer com um belo ippon.
Nauana, por sua vez, derrotou a belga Mina Libber, a eslovena Kaja Kajzer e a canadense Jessica Klimkait, adversária na final do Grand Prix de Lima, no Peru. No confronto que valia o terceiro lugar, a venceu Shemesh ao definir luta a cerca de 20 segundos do fim da prorrogação.
Na disputa pelo bronze da categoria até 70kg, Kaillany Cardoso levou a melhor sobre a italiana Martina Esposito. Após aplicar um golpe decisivo, o combate foi interrompido por conta de uma lesão da adversária, e a brasileira ficou com a medalha.
Na última sexta (17), o Brasil já tinham garantido duas medalhas entre as mulheres. Jéssica Pereira, que já havia conquistado o ouro no Grand Prix de Lima, no Peru, repetiu o feito na etapa de Gudalajara e foi campeã da categoria -52kg. A vítima foi a espanhola Ayumi Leiva Sanchez.
Na mesma divisão de peso de Jéssica, Nicole Marques ficou com o bronze, enquanto Shirlen Nascimento garantiu o terceiro lugar até 57kg.
As disputas em Guadalajara continuam neste domingo (19), com mais sete brasileiros em ação: Beatriz Freitas (-78kg), Karol Gimenes (-78kg), Giovanna Santos (+78kg), Guilherme Schimidt (-90kg), Marcelo Fronckowiak (-90kg), Leonardo Gonçalves (-100kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).