A contratação de Liam Rosenior como novo técnico do Chelsea levanta grande discussão na França. Aos 41 anos, o treinador inglês abandona o Strasbourg após um ano e meio de trabalho para assumir o desafio na Premier League.
Os dois clubes são propriedade da BlueCo, um consórcio liderado pelo empresário americano Todd Boehly e pelo fundo de investimentos Clearlake Capital.
O acerto de um nome do Strasbourg para o Chelsea não é novidade, já que o atual artilheiro da equipe francesa, Emmanuel Emegha, de 22 anos, já tem transferência marcada para os londrinos para julho deste ano. Este tipo de movimentação incomoda torcedores franceses, que protestaram na última partida, contra o Nice.
O Strasbourg foi comprado pela BlueCo em julho de 2023, onde se iniciava um modelo de multiclubes. Na última janela de transferências, foi a equipe francesa de maior investimento, gastando €111,5 milhões em novos jogadores, superando os €103 milhões do Paris Saint-Germain. Apesar disso, a suposta desvalorização em relação ao Chelsea gera protestos.Temos sido muito francos em nossa oposição a tudo o que a BlueCo tem feito em Strasbourg e ao fato de estarmos sendo usados como time reserva do Chelsea. Somos, sem dúvida, o parceiro júnior na estrutura.
Seja na transferência do Emegha ou na contratação do nosso treinador, seremos sempre o irmão mais novo.
— Alexandre, representante da torcida organizada do Strasbourg, em entrevista ao The Athletic.Não é apenas uma situação de perda, o Strasbourg tem atualmente três jogadores do Chelsea emprestados em seu elenco: o goleiro Mike Penders, o zagueiro Mamadou Sarr e o meia Kendry Paez.
Anteriormente, outros jovens jogadores já foram cedidos ao time francês, como os brasileiros Andrey Santos, ex-Vasco, e Ângelo, ex-Santos.
— A transferência de Liam Rosenior representa mais um passo humilhante na subjugação do Strasbourg ao Chelsea. O problema vai muito além do impacto desportivo no meio da temporada e das ambições de um jovem treinador. É estrutural; o futuro do futebol de clubes francês está em jogo.
Cada nova manobra de Marc Keller (presidente), cada minuto a mais que ele passa no comando do clube, é um insulto ao trabalho extraordinário realizado antes de 2023 — disse comunicado da principal torcida organizada do Strasbourg.
Em 2011/12, a equipe disputava a quinta divisão francesa por ter falência decretada após grave situação financeira. Desde então, é reerguida pelo presidente Marc Keller. Já sob o comando de Rosenior, terminou a última edição do Campeonato Francês na sétima posição, se classificando para a Liga Conferência da Uefa.
Rosenior deixa o Strasbourg na sétima posição do Campeonato Francês. Considerado uma grande promessa, o treinador chega para comandar a equipe inglesa, quinta colocada da Premier League, com 31 pontos - três a menos que o Liverpool, na terceira posição.
O Chelsea volta a campo nesta quarta-feira, às 16h30 (de Brasília), contra o Fulham.



