Ao participar da inauguração de uma estação de trem na Grande São Paulo nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarciso de Freitas (Republicanos), exaltou o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para viabilizar projetos no Estado.
As declarações foram feitas durante evento de inauguração da estação Ambuitá, na cidade de Itapevi, na grande São Paulo. A estação faz parte do projeto de expansão e modernização das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e contou com apoio de R$ 3,4 bilhões do BNDES, em financiamento e debêntures.
“Queremos contar com o BNDES aqui em São Paulo”, disse Tarcísio durante sua fala no evento, que também contou com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Tarcísio afirmou que aguarda o apoio do banco especialmente para projetos de mobilidade, mencionando as obras do túnel Santos-Guarujá e os projetos de Trem Intercidades (TICs), ligando São Paulo e Campinas; São Paulo e Sorocaba; São Paulo e São José dos Campos e São Paulo e Santos.
Segundo Tarcísio, a parceria entre governo estadual e federal não se limita apenas ao BNDES e tem tido endosso do próprio presidente Lula. Ao comentar a viabilização do túnel Santos-Guarujá, Tarcísio disse que Lula “teve sensibilidade” com o projeto, o que permitiu a antecipação do cronograma da obra, cujo leilão para execução deve acontecer já no próximo mês de agosto.
No mesmo evento, Mercadante afirmou que o o BNDES está com portas abertas para todos os Estados e enfatizou a boa relação com os outros governos.
“Se ficar quatro anos com briga entre governo federal e estadual, nós não vamos sair do lugar”, reforçou o presidente do BNDES, que destacou que era importante recuperar “o valor da relação republicana” no País.