O que era para ser apenas uma foto de Leonardo mostrando um momento fofo em família, se tornou o assunto do dia - mas por um motivo que talvez nem ele esperava. Na última quarta-feira (09/07), o cantor chamou a atenção ao postar um clique em que aparece com o filho Zé Felipe, o neto caçula José Leonardo e... Suas panturrilhas torneadas.
No Instagram, a perna do cantor foi o que mais chamou atenção dos internautas e rendeu comentários como: "Só prestei atenção na batata da perna do Léo" e "é resultado de muita cachaça". O álcool já sabemos que não é, mas o que pode ajudar a conquistar uma panturrilha musculosa como a do músico?
O personal trainer e preparador físico Lucca Frazão explica que desenvolver esta região do corpo "é desafiador por algumas razões e a primeira delas é a genética".
"Algumas pessoas têm uma predisposição genética a terem panturrilhas maiores, mais fortes e mais desenvolvidas do que outras. Outra razão é o tipo de fibra muscular da panturrilha, que é composta por mais fibras de contração lenta (tipo I), que tornam mais difícil o seu desenvolvimento".
Mas, calma, com o treino certo e muita disciplina é possível conquistar o objetivo! Lucca conta que não existe uma receita de bolo, mas é preciso seguir corretamente os exercícios propostos por um personal para não ganhar uma dor muscular ou invés da panturrilha dos sonhos:
Volume de treinamento adequado
Execução do movimento correta
Carga certa
Variação de exercícios
Intervalo adequado
Dieta (acompanhada por um nutricionista ou nutrólogo)
"Não adianta se exercitar e pular o treino dos membros inferiores, inclusive o das panturrilhas. Para auxiliar na hipertrofia, o ideal é realizar os exercícios com os joelhos estendidos e flexionados, dando ênfase para esses músculos".
Quais os melhores exercícios?
A panturrilha é uma musculatura conhecida como Tríceps Sural, que é composta por dois músculos principais, a gastrocnêmio (medial e lateral) e sóleo. Para desenvolver essas regiões, os exercícios precisam ser realizados com altas amplitudes articulares, para o alongamento da musculatura e encurtamento das fibras musculares, melhorando os resultados dos treinamentos. Por isso, vale incluir no treino:
Panturrilha na Máquina Sentado
Panturrilha no Step ou no Degrau
Panturrilha na Máquina em Pé ou no Smith
Panturrilha no Leg Press 45˚ ou no Leg Press Horizontal
"Tanto a carga quanto o número de repetições são inversamente proporcionais, ou seja, quanto mais carga, menos repetições você conseguirá fazer e vice-versa. Para que haja um resultado efetivo, deve-se variar o número de repetições e, consequentemente, a carga ideal".
A musculação é a forma mais eficaz de desenvolver o músculo, mas não é a única. O preparador físico afirma que atividades como corrida, pular corda, bicicleta ou spinning, atletismo, subir escadas, balé, taekwondo, muay thai, karatê e exercícios pliométricos (sequência de movimentos rápidos) também ajudam no crescimento e fortalecimento da panturrilha.