O Atlético-MG aceitou a proposta do Dínamo de Moscou e oficializou a venda de Rubens. O jogador foi negociado por 12 milhões de euros (R$ 78 milhões aproximadamente) com a equipe russa. A rescisão do jogador com o Galo, inclusive, foi publicada no BID no fim da tarde desta quarta.
Na nota oficial, o Galo não divulgou os valores oficiais da negociação, nem o clube de destino de Rubens. O clube alvinegro agradeceu ao atleta "pela força, técnica e entrega total dentro de campo", além do respeito à camisa alvinegra.
Rubens ficou fora dos últimos quatro jogos do Galo. Não atuou contra Palmeiras e Flamengo, no Brasileiro, nem nos jogos contra o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, pela Conmebol Sul-Americana. O jogador aguardava o desfecho da negociação.
Uma das medidas do Galo para suprir a ausência de Rubens é a contratação de Alexsander, de 21 anos, que estava no Al Ahli, da Arábia Saudita. O jogador revelado pelo Fluminense foi registrado pelo Galo e poderá estrear contra o Flamengo.
Rubens tinha contrato com o Atlético até 2027. Revelado nas categorias e base do clube, o jogador tem a polivalência como característica. Meia de origem, ele também atua como lateral esquerdo e volante. Ganhou a primeira oportunidade no profissional em 2021.
Ao todo, ele soma 152 jogos com a camisa alvinegra. Marcou nove gols. Na temporada 2025, Rubens tem 33 partidas disputadas, com três gols anotados. Em maio, o nome de Rubens já havia sido comentado em possíveis negociações no meio do ano. Na época, o técnico Cuca alertou para a lacuna que ficaria no elenco.
- Me preocupa muito. Se a gente perder um jogador do nível do Rubens, não adianta, você não vai repor à altura. Mesmo que ele ainda tenha a evoluir. Ele não está ainda no ápice, vai evoluir muito ainda, tanto quanto volante, quanto meia, quanto lateral. É um jogador que, de repente, no final do ano, quem sabe, possa sair, mas até lá, não - disse Cuca.
No mesmo período, Rubens, em entrevista, falou do desejo de jogar no futebol europeu, principalmente na Inglaterra.
- Todo jogador tem o sonho de jogar fora. É meu sonho, Seleção e Europa. Não fico pensando nisso. Meu foco é total no Atlético. Não chegou nada para mim. Se chegar algo, vou analisar, ver se o Atlético vai querer. Se for para ficar, também serei feliz. É um plano de vida. Querendo ou não, pensamos em fazer nossa vida. Tenho o sonho de jogar na Premier League. Espero que um dia aconteça, no momento certo.