Depois de oito corridas, Max Verstappen voltou a subir no topo do pódio da F1. Líder praticamente de ponta a ponta, o holandês venceu o GP da Itália após partir da pole position neste domingo, controlando a prova para chegar à frente de Lando Norris e Oscar Piastri. Gabriel Bortoleto chegou em oitavo lugar, beneficiado com uma punição a Andrea Kimi Antonelli.
A corrida foi pouco movimentada. Max teve que ceder a liderança para Norris após cortar caminho para passá-lo na largada, mas não demorou a recuperar a dianteira. Enquanto o holandês conduzia com tranquilidade, Lando seguiu em busca de uma brecha que não encontrou e foi prejudicado nas voltas finais por um pit stop de quase 6s. Por sorte, contou com Piastri cedendo-lhe a vice-liderança.
Bortoleto teve Alonso como principal adversário neste domingo. Seguindo à frente do veterano após a largada, entrou nos boxes junto com o rival mas acabou superado por ele, retornando com pneus duros no lugar dos médios. No entanto, se uma freada brusca do calouro beneficiou o espanhol no pit lane, uma quebra na suspensão da Aston Martin o tirou da prova.
Com a retirada do veterano, os pit stops de rivais e uma manobra sobre Pierre Gasly, o brasileiro já aparecia apareceu em 11º lugar, a 20 voltas da bandeirada. A parada de Esteban Ocon no fim e a punição dada a Andrea Kimi Antonelli, por direção errática em disputa com Alexander Albon, também fizeram o calouro da Sauber subir de décimo a oitavo.