De férias, Neymar entrou em um período decisivo para o futuro de sua carreira no Santos e na seleção brasileira. O craque, que passou a primeira semana do período de descanso nos Estados Unidos, onde até usou um disfarce para andar pelas ruas de Nova York, tem duas pendências: a renovação com o Peixe e a cirurgia no joelho.
A primeira que deve ser resolvida é a médica: Neymar vai passar por uma artroscopia no joelho esquerdo para corrigir uma espécie de esgarçamento no menisco. O procedimento, considerado simples, deve acontecer nos próximos dias, antes da definição contratual com o Santos. O prazo de recuperação é de até um mês.
Em decorrência da cirurgia, a tendência é que Neymar perca a pré-temporada. Isto, é claro, se renovar com o Peixe. A expectativa é de que o astro fique no clube até a próxima Copa do Mundo, que será disputada em junho do ano que vem, nos Estados Unidos. O pai do jogador vai se reunir com o presidente Marcelo Teixeira nas próximas semanas para discutir o assunto.
Há um otimismo de todos os envolvidos em prol da segunda extensão de contrato do camisa 10, que chegou em janeiro, renovou em julho e pode prorrogar o vínculo por mais seis meses. Ainda é incerto qual será seu plano para o pós-Copa.
Com o objetivo de disputar o Mundial do ano que vem, Neymar vai precisar acelerar sua recuperação para estar bem fisicamente já nos primeiros meses do ano que vem justamente para convencer Carlo Ancelotti a convocá-lo pela primeira vez para vestir novamente a camisa da Seleção.
Há o entendimento de que o Santos é o local mais adequado para ajudá-lo a realizar o sonho de jogar mais uma Copa do Mundo, isso por já estar plenamente adaptado e por um final de temporada que deixou todos mais otimistas. Foram cinco gols e uma assistência nos últimos quatro jogos.
No total, Neymar disputou 28 jogos em 2025, com 11 gols e quatro assistências.


