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Esportes Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 09:25 - A | A

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 09h:25 - A | A

FIA aprova novos regulamentos da F1 para 2026 e confirma pré-temporada reduzida em 2027

Última reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor aprovou regulamentos para a temporada 2026, que vai introduzir novos carros e novos motores na categoria.

DA REDAÇÃO

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) concluiu nesta quarta-feira a última reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor de 2025. No encontro em Tasquete, capital do Usbequistão, foram acordadas a aprovação dos regulamentos da F1 para 2026; a extensão de treinos livres em fim de semana sprint e o retorno ao formato de uma única rodada de pré-temporada, já em 2027.

 

O número de testes de pré-temporada chegou a ser de oito em duas rodadas, em 2022. Desde 2023, a F1 passou a promover apenas três dias de atividades; no entanto, já foi confirmado que 2026 terá três semanas de pré-temporada. O objetivo é fornecer mais oportunidades às equipes para se adaptarem aos novos carros e motores. Agora, foi decidido que o formato retorna ao padrão em 2027.

 

A segunda mudança citada trata dos fins de semana com corrida sprint: eles possuem só 1h de treino livre, que antecipa a classificação sprint, a disputa no sábado, a classificação de domingo e a corrida principal. Porém, em 2026, essa sessão de 60 minutos poderá ser alongada caso haja uma bandeira vermelha que interrompa as atividades na pista.

 

A entidade pontuou que, dentre os regulamentos - esportivos, técnicos, financeiros e operacionais -, criou uma nova seção para "criar consistência entre todas as outras seções e evitar repetições ou contradições". Esta será chamada de Provisões Regulatórias Gerais.

 

Outras mudanças aprovadas pelo Conselho incluem o aumento, provisório, do limite imposto para as equipes operacionais dos times na F1: 60. A decisão foi justificada para "garantir que as equipes possam operar efetivamente a nova geração de carros".

 

Os procedimentos de paralisação e retomada das corridas também foram simplificados, e nas classificações sprint, a limitação no uso de pneus de pista seca será mantida mesmo sob chuva. Também foi decidido que os carros de testes de pneus passarão por mudanças em suas especificações, para atender às novidades no regulamento técnico.

 

A FIA ainda fez atualizações na carroceria ajustável pelo piloto, também visando adequar-se aos novos carros de 2026; no regulamento das unidades de potência focando a gestão de energia; e no artigo do regulamento técnico que trata da flexibilidade de peças do carro.

 

Uma outra novidade trata da superlicença, documento exigido para permitir que pilotos guiem na F1. A pontuação concedida para pilotos da IndyCar aumentou: o campeão ainda recebe 40 pontos, já tornando-se elegível ao documento. Mas agora, o segundo colocado na categoria norte-americana passa a receber 30 pontos; o terceiro, 25; o quarto, 20; o quinto, 15; o sexto, dez; o sétimo, oito; o oitavo; seis e o nono colocado, três pontos.

 

O décimo segue recebendo apenas um ponto. Para a superlicença, a FIA contabiliza os resultados das últimas três temporadas dos pilotos em várias categorias do esporte a motor, incluindo as de base, como a Fórmula 3 e a Fórmula 2.

 

A temporada 2026 da F1 começa em 8 de março de 2026, com 24 etapas previstas e o GP de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, marcado para os fins de semana de 6 a 8 de novembro.

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