Os roncos dos motores da BRB Stock Car Pro Series já ecoam no Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso, localizado no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. A programação oficial começou nesta quarta-feira (12), com a presença de pilotos e dirigentes da organização, que destacaram a qualidade da pista e da estrutura, considerada de padrão internacional.
O ex-piloto da Fórmula 1 Rubens Barrichello, que compete pela equipe Cavaleiro/Full Time (Toyota Corolla), celebrou sua primeira corrida na capital mato-grossense.
“Estar aqui em Cuiabá é um grande prazer. Já vi que os demais pilotos estão superanimados e contando as horas para os carros entrarem nesta nova pista. Estamos vendo que a estrutura veio para ficar e que vai ser um grande autódromo”, afirmou Barrichello.
Outro veterano da Fórmula 1, Ricardo Zonta, da equipe RCM Motorsport (Mitsubishi Eclipse Cross), também elogiou o circuito cuiabano.
“Vimos o tamanho do empreendimento, da estrutura e da qualidade do asfalto. É coisa de estrutura internacional”, destacou.
Além da Stock Car, o autódromo também sediará as categorias TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e Turismo Nacional, que vão marcar a inauguração oficial da pista com 4,5 mil metros de extensão, 13 curvas e duas grandes retas (uma de 670 metros e outra de 750).
O traçado segue normas esportivas e de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), atendendo também às exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Líder da temporada 2025, o piloto Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross) destacou um diferencial da nova pista: a moderna iluminação, que permitirá a realização de corridas noturnas algo inédito na Stock Car brasileira.
“Fiquei impressionado com a iluminação desta pista, mas impressionado mesmo. Já corri em outros países que também colocam muitos recursos, e fiquei em choque com a iluminação daqui. Para falar a verdade, eu não esperava essa estrutura”, disse Fraga.
A pista conta com 128 torres metálicas e 768 refletores, instalados dentro do projeto do Governo do Estado. Segundo Eduardo Brunoro, vice-presidente da Vicar (empresa promotora da Stock Car), a qualidade do sistema de luz é comparável à de grandes circuitos internacionais.
“Foi um trabalho muito bacana do Governo de Mato Grosso, que fez esse investimento nesse autódromo e nesse parque. As luminárias são de primeiríssimo mundo. Quando forem acesas, ficará muito próxima à pista de Singapura”, avaliou.
A expectativa é que o evento reúna mais de 27 mil espectadores no sábado (15), quando ocorrem as provas oficiais. Os ingressos foram distribuídos gratuitamente pela Vicar, em sorteios organizados para o público acompanhar de perto a estreia da pista.
O Parque Novo Mato Grosso, onde está localizado o autódromo, está sendo construído pelo Governo do Estado e deve se consolidar como o maior espaço multieventos da América Latina, unindo esporte, turismo e entretenimento em um mesmo complexo.


