Um adolescente de 12 anos foi baleado após entrar com um amigo em uma chácara para montar em bezerros, nessa terça-feira (26/08), em Canarana, a 838 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Militar, o tiro foi disparado pelo proprietário do local, que alegou ter confundido a vítima com um ladrão.
De acordo com a polícia, a equipe foi acionada por volta das 3h após uma tentativa de homicídio em uma área próxima à chácara. No local, duas técnicas de enfermagem estavam socorrendo o adolescente. Em seguida, ele foi levado ao Hospital Municipal de Canarana, mas o atual estado de saúde não foi informado.
O dono da chácara, de 61 anos, foi encontrado em casa. Ele contou à PM que vem sendo alvo de furtos durante a madrugada e que já teve uma furadeira, ferramentas, um galo índio gigante e tralhas de arreio levados da propriedade. Disse ainda que mora apenas com a esposa, que tem dificuldade de locomoção e usa andador.
A invasão
O homem relatou que acordou após ouvir os cães latindo e foi até o curral com uma arma. Ele disse ter atirado para o alto, na direção de um pé de manga, apenas para assustar, e que não percebeu ter atingido alguém. Segundo ele, após o disparo, voltou para casa.
A arma foi entregue espontaneamente por ele à PM e apreendida. O proprietário foi encaminhado à 5ª Companhia de Polícia Militar (CIPM) para registro do boletim de ocorrência.
O adolescente que acompanhava a vítima disse que ambos foram até a propriedade rural para montar nos bezerros. Após o disparo, ele viu o amigo cair e gritar por socorro. Em seguida, ele levou a vítima até a entrada de um canavial, onde pediu ajuda a familiares.
O adolescente foi apreendido por violação de domicílio e acompanhado por conselheiros tutelares. O caso segue sob investigação.