Cuiabá, 12 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,40
Cuiabá, 12 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,40
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Polícia Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 19:16 - A | A

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 19h:16 - A | A

Homem é condenado por usar identidade do primo por 29 anos para fraudes contra a Caixa

Natanael Schmidt está preso desde fevereiro e responde por estelionato majorado, com aumento de pena por ter sido praticado contra a Caixa Econômica Federal, uso de documento falso e falsa identidade

Da Redação

A Justiça Federal condenou Natanael Schmidt a 3 anos e 10 meses de prisão por usar a identidade do primo para realizar saques indevidos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e obter crédito e benefícios em nome da vítima, entre 1996 e 2025, em Sinop, a 503 km de Cuiabá. A decisão foi assinada pelo juiz Marcel Queiroz Linhares, na quarta-feira (06/08).

A sentença, que atendeu à denúncia do Ministério Público Federal (MPF), também condenou o acusado a seis meses de detenção e ao pagamento de 136 dias-multa, pelos crimes de estelionato majorado, com aumento de pena por ter sido praticado contra a Caixa Econômica Federal, uso de documento falso e falsa identidade.

A defesa argumentou pela pena mínima inferior a 4 anos, pelo acusado ser réu primário e não apresentar grave ameaça.

Conforme as investigações, o réu ainda ajuizou ação trabalhista com dados falsos e acessou serviços públicos. A fraude foi descoberta após o primo identificar irregularidades ao consultar o extrato do FGTS.

Durante o processo, foram reunidas provas que confirmaram os crimes, como laudos papiloscópicos, extratos bancários, documentos judiciais e depoimentos de testemunhas. O acusado chegou a se apresentar com o nome do primo no momento da prisão, na audiência de custódia e nos interrogatórios policiais, mesmo depois de identificado pela perícia papiloscópica.

O juiz destacou que o réu utilizou a identidade de outra pessoa de forma contínua e planejada, com o objetivo de obter benefícios pessoais, o que gerou sérios prejuízos financeiros, morais e psicológicos à vítima.

O condenado permanecerá na unidade prisional, onde está preso desde fevereiro.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT