Um homem de 34 anos foi preso nesta quarta-feira (8) durante a Operação Proditor da Polícia Civil, em Cuiabá. Vinicius Foster é apontado como o chefe de um esquema criminoso que desviou mais de R$ 55 mil de, pelo menos, dois condomínios da capital mato-grossense.
O grupo é investigado pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de capitais.
Segundo a investigação, o principal alvo da operação é ex-assistente financeiro de uma empresa de administração condominial. Ele teria se aproveitado do acesso privilegiado aos sistemas para realizar 46 operações fraudulentas, com ajuda de outros sete envolvidos, todos próximos a ele.
Os valores, conforme apurado, eram direcionados a contas de terceiros ligados ao grupo criminoso. Depois, o dinheiro era redistribuído entre os envolvidos, e grande parte acabava na conta do ex-funcionário.
O esquema funcionava por meio da falsificação de notas fiscais e boletos bancários em nome de fornecedores habituais dos condomínios. De acordo com a polícia, os síndicos eram induzidos a fazer pagamentos por Pix, sob o pretexto de evitar juros e multas, direcionando os valores para contas de terceiros vinculados ao grupo.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros possíveis participantes e apurar a existência de novos desvios em outros condomínios.