A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou, nesta segunda-feira, que recebeu um alerta do Banco Central (BC) sobre movimentações atípicas no mercado financeiro, especificamente envolvendo a criptomoeda Tether (USDT). A preocupação do BC está relacionada à possibilidade de um ataque cibernético contra instituições participantes do sistema de pagamentos no Brasil.
O alerta foi emitido no domingo, e, de forma imediata, a Febraban comunicou os bancos filiados que integram os comitês de Prevenção a Fraudes e de Cibersegurança, orientando-os a adotar todas as medidas necessárias para evitar possíveis ataques.
Esse episódio ocorre pouco tempo após um caso semelhante, registrado em julho, no qual a empresa de tecnologia C&M Software — fornecedora de soluções para instituições financeiras sem infraestrutura própria de conectividade — foi alvo de um ataque cibernético. Esse incidente resultou em um prejuízo estimado de R$ 541 milhões à instituição de pagamento BMP, considerada a principal vítima, segundo a Polícia Civil de São Paulo.
Até o momento, o Banco Central não se manifestou oficialmente sobre o novo alerta.