Os agentes de IA, turbinados com inteligência artificial generativa, começam a ganhar espaço entre as empresas que atuam no comércio eletrônico. Com apenas um simples comando de voz ou de texto, o usuário consegue fazer pedidos no delivery de comida ou até mesmo consultar saldo, realizar pagamentos e transferências via Pix.
O Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, anunciou o lançamento de seu assistente financeiro desenvolvido com IA no Brasil, o primeiro país da América Latina a receber a funcionalidade, que será disponibilizada gradualmente para toda a base de clientes. O assistente permitirá que o cliente tenha acesso a cerca de 60 funções por comando de voz ou texto.
Funciona assim: o usuário pede para fazer um pagamento ou programar um depósito, e o sistema executa de forma intuitiva e autônoma.
A nova ferramenta é uma evolução do uso de IA já presente no aplicativo, que até então otimizava funções básicas como a sugestão de contatos para Pix, categorização de gastos e detecção de comportamentos atípicos, lembra André Chaves, vice-presidente sênior e líder do Mercado Pago no Brasil.
“Agora, o assistente pessoal compreende linguagem natural e interage em tempo real, por texto ou voz, para executar tarefas cotidianas de forma fluida. Essa primeira versão do assistente foca em serviços de conveniência e, à medida que começa a ser disponibilizada para toda a base de usuários do Mercado Pago, vai evoluir para serviços mais sofisticados, até se tornar o novo gerente de banco de cada cliente”, afirma Chaves.
Recentemente, o iFood também anunciou sua própria solução. Para isso, criou o “Ailo”, um assistente que entende as preferências de cada usuário e entrega sugestões sob medida a partir de uma interação com o WhatsApp. Segundo a empresa, o consumidor poderá iniciar o pedido fora do aplicativo, com comandos como “gostaria de uma comida leve que chegue em até 30 minutos” ou “quero pedir em restaurantes que estejam com promoção”, e receber opções adequadas.