O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está convocando uma reunião virtual dos líderes do Brics para a próxima segunda-feira, 8 de setembro, com o objetivo de discutir as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. A informação foi publicada pela agência Bloomberg, que ouviu quatro fontes a par do plano, e reproduzida pelo Globo.
De acordo com dois funcionários do governo brasileiro ouvidos pela agência, Lula pretende abordar não apenas o impacto direto das medidas anunciadas por Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, mas também aproveitar a ocasião para reforçar a cooperação entre as principais economias emergentes em defesa do multilateralismo.
O encontro do Brics acontece em meio à expectativa de que Trump intensifique os ataques ao Brasil, sobretudo pelo início do julgamento de Bolsonaro no STF, marcado para a terça-feira, 9. O governo brasileiro avalia que as medidas já adotadas por Washington — como a revogação do visto de ministros do Supremo e as sanções da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes — podem ser apenas o começo de uma escalada de pressões.
Xi Jinping reúne Putin e Kim Jong Un em Pequim e reforça visão de ordem multipolar
O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta terça-feira (2/9) os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em Pequim. É a primeira vez que os três se reúnem na capital chinesa, segundo reportou a agência Reuters.
Na véspera do encontro, Xi Jinping já havia feito um discurso a mais de 20 líderes de países do Sul Global, destacando a importância de “tomar uma posição clara contra o hegemonismo e a política de poder”. Para o presidente chinês, a consolidação de fóruns como a Organização para Cooperação de Xangai (OCX) e os BRICS ampliados demonstra que o mundo caminha para uma estrutura internacional mais inclusiva e multipolar, na qual diferentes nações participam da governança global em condições de igualdade.
O encontro de Pequim ocorre ainda em meio à preparação da cidade para sediar líderes de mais de 20 países e dez organizações internacionais, que participam do desfile e de reuniões bilaterais paralelas.