Cuiabá, 31 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,58
Cuiabá, 31 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,58
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Variedades Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 19:17 - A | A

Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 19h:17 - A | A

Morre Dona Jacira, mãe de Emicida e Fióti, aos 60 anos; artista deixa legado na cultura afro-brasileira

Emicida a homenageou na música 'Mãe', cujo clipe teve a participação dela

Da Redação

Jacira Roque de Oliveira, mais conhecida como Dona Jacira, morreu nesta segunda-feira (28/07), aos 60 anos. A informação foi confirmada por nota oficial assinada pelos filhos. Ela era mãe do rapper Emicida e do empresário Evandro Fióti, além de Kátia e Katiane.  

A causa da morte não foi divulgada pela família, entretanto, a matriarca convivia com lúpus, uma doença autoimune.

  "Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para as artes e para a cultura afrobrasileira", informa o comunicado.  

"Esse legado será levado adiante por sua família e todas as pessoas que tiveram suas vidas impactadas e transformadas por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano. A família agradece por todo amor e carinho e pede que respeitem a sua privacidade nesse momento tão difícil".

Emicida usou a arte como forma de eternizar o amor por sua mãe. O rapper já havia prestado uma homenagem à matriarca por meio da música "Mãe", lançada no Dia das Mães de 2016. No YouTube, o clipe conta com mais de 19 milhões de visualizações.  

As imagens mostram o rapper em um campo repleto de árvores e um piano, enquanto ele narra momentos reais vividos por sua mãe, como a infância difícil e os períodos de dificuldade financeira.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT