Cuiabá, 05 de Novembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Cuiabá, 05 de Novembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Variedades Terça-feira, 04 de Novembro de 2025, 09:54 - A | A

Terça-feira, 04 de Novembro de 2025, 09h:54 - A | A

“Pílula-de-farinha”: o erro que gerou centenas de gestantes no Brasil

Da Redação

Era 1998. Em diferentes estados do Brasil, mulheres começaram a aparecer nos consultórios com o mesmo relato: estavam grávidas, mesmo tomando anticoncepcional regularmente. Parecia coincidência, até que as histórias se repetiram centenas de vezes, envolvendo o mesmo nome de medicamento, fabricado por um único laboratório. Em pouco tempo, descobriu-se: lotes inteiros de pílulas haviam sido distribuídos sem o princípio ativo hormonal. Em vez do hormônio que inibe a ovulação, o comprimido continha uma mistura inofensiva de amido e farinha. Nascia o termo que entraria para o vocabulário popular: “a pílula de farinha”.

COMO O ERRO ACONTECEU

De acordo com documentos e reportagens da época, o problema foi identificado em lotes do anticoncepcional Microvlar, produzido pela Schering do Brasil (atual Bayer). O erro teria ocorrido durante uma fase de testes de embalagem na linha de produção da fábrica em São Paulo. Em vez de serem descartados, os lotes de teste, que continham apenas excipientes, e não o hormônio, teriam sido embalados e distribuídos para farmácias. Um erro de controle de qualidade e de comunicação interna colocou no mercado milhares de cartelas sem efeito contraceptivo algum. As mulheres, sem saber, continuaram tomando os comprimidos confiando plenamente na marca e na segurança do produto.

GRAVIDEZ EM MASSA 

Os primeiros casos surgiram em 1998, mas a dimensão real do problema só veio à tona no ano seguinte. Em pouco tempo, surgiram dezenas de ações judiciais e centenas de relatos de mulheres grávidas em diferentes estados. No Rio de Janeiro, só um grupo de defensoras públicas chegou a representar mais de 160 mulheres que afirmavam ter sido vítimas da falha. 

 

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT