Beatriz Haddad Maia avançou às semifinais do WTA 500 de Estrasburgo. Nesta quinta-feira, a número 23 do mundo arrancou uma virada diante de Emma Navarro, nona do ranking. A americana chegou a sacar para o jogo no segundo set, mas a brasileira de 28 anos cresceu na reta final para vencer um duelo de 3h02 - parciais de 3/6, 7/6 (3) e 6/2. Luisa Stefani foi mais uma brasileira a avançar em Estrasburgo. Ao lado da húngara Timea Babos, a medalhista olímpica contou com o segundo w/o seguido de adversárias para alcançar a final de duplas.
É a primeira vez nesta temporada que Bia Haddad conquista três vitórias em um torneio. Ela volta a uma semifinal da WTA depois de oito meses, desde o WTA 500 de Seul, quando a brasileira foi campeã.
Em busca de uma vaga na final de Estrasburgo, Bia, que é a nona cabeça de chave do torneio, vai encarar Elena Rybakina, número 12 do mundo e quarta favorita no saibro da França. A brasileira tem 2 a 1 no histórico do confronto com a cazaque.
Nesta quinta, Bia conquistou a terceira vitória em cinco jogos contra Navarro, cabeça de chave número 2 de Estrasburgo. As duas tenistas fizeram um duelo muito equilibrado, mas a brasileira levou a melhor na reta final para avançar à semifinal. Foi a 12ª vitória de Bia diante de uma adversária do top-10.
- Eu estava jogando em alto nível desde o começo. No primeiro set, foram pequenas coisa para o lado dela. Eu sabia que tinha de ter paciência e acreditar no meu jogo. Estou feliz que consegui. Estou muito feliz que posso curtir um pouco mais de Estrasburgo - disse Bia, que parou nas quartas de final no torneio do ano passado.
A virada de Bia Haddad
O equilíbrio deu o tom do primeiro set, com as duas tenistas tendo muitas oportunidades de quebra. Navarro foi a primeira a vencer um game no saque da adversária, abrindo 3/1. Só que Bia deu o troco já no game seguinte. A americana novamente conseguiu a quebra no sexto game (4/2). A brasileira teve mais três chances de devolver a quebra na sequência, mas a cabeça de chave número 2 do torneio se recuperou e não deu brechas na reta final da parcial: 6/3.
O enredo do segundo set foi bem parecido. Navarro conseguiu a primeira quebra no quinto game, mas Bia devolveu logo na sequência. A americana voltou a quebrar a brasileira no 11ª game e sacava para o jogo com 6/5. Só que Bia cresceu e conseguiu levar a parcial para o tie-break. No game decisivo, a brasileira anotou cinco pontos seguidos para abrir 5/1 e não deixou a vantagem escapar, fechando em uma dupla falta de Navarro: 7/6 (7/3).
Bia manteve o forte ritmo no terceiro set e abriu 3/0 com direito a duas quebras. Navarro esboçou uma reação devolvendo uma quebra e encostando no placar da parcial: 3/2. Só que a brasileira não se abalou, voltou a quebrar a americana no sétimo game e selou a vitória: 6/2.
Luisa Stefani vai à final de duplas
Luisa Stefani venceu o segundo jogo seguido por w/o para chegar à final de duplas ao lado da húngara Timea Babos. Nesta quinta-feira, a canadense Gabriel Dabrowski sentiu uma lesão na região da costela e não pôde entrar em quadra ao lado da neozelandesa Erin Routliffe. Nas quartas de final, a tcheca Marie Bouskova também desistiu de jogar por causa de uma lesão na coxa esquerda. Assim, a brasileira medalhista olímpica alcançou a 19ª final da carreira e vai buscar o 11º título, o segundo em 2025 - foi campeã do WTA 500 de Linz em janeiro, também ao lado de Babos.
- Não é a maneira que gostaríamos de seguir adiante, mas faz parte. Desejo melhoras rápidas para a Gabi - disse Luisa, que já foi parceira da canadense.
Luisa e Timea jogam a decisão no sábado ainda sem horário definido. Elas encaram as vencedoras do jogo entre Xinyu Jian/Fang Wu e Nicole Melichar/Hanyu Guo.
Fernando Romboli vai à semifinal de duplas de Hamburgo
Mais um brasileiro a avançar nos torneios de tênis desta quinta-feira foi Fernando Romboli. O tenista de 36 anos, ao lado do argentino Andrés Molteni, venceu por duplo 6/2 o holandês Sander Arends e o britânico Luke Johnson nas quartas de final do ATP 500 de Hamburgo. Na semifinal, Romboli e Molteni encaram a dupla vencedora do confronto entre Harri Heliovaara/Henry Patten e Justin Engel/Max Hans Rehberg.
Neste ano, Romboli foi campeão do ATP 250 de Houston, ao lado do australiano John-Patrick Smith.