Entre as vaias do início e os aplausos do fim, o Palmeiras venceu o Ceará, de virada por 2 a 1, no Allianz Parque, para aliviar o clima de pressão que ronda o clube nos últimos dias. O Vozão abriu o placar em sua primeira finalização, no segundo tempo, com Lourenço, e o Alviverde empatou com Flaco López, de pênalti, virou com golaço de Vitor Roque e até viu o Ceará balançar as redes, mas com o gol anulado por impedimento.
Como fica
O Palmeiras chega a 36 pontos ainda em terceiro lugar, sendo quatro atrás do Flamengo, que tem 40 e um jogo a mais. O Cruzeiro, em segundo, tem 37. O Ceará cai para 12º lugar, com 22 pontos. Veja a classificação.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo às 21h30 de Brasília, em Lima, no Peru, contra o Universitario pela ida das oitavas de final da Libertadores. No Brasileiro, o Ceará volta a campo às 16h do sábado, contra o Bragantino, no Castelão, pela 20º rodada. E o Palmeiras visita o Botafogo às 20h30 do domingo.
Público e renda
Público: 27.358
Renda: R$ 2.109.669,20
VAR em ação
O árbitro de vídeo trabalhou nesta tarde de domingo no Allianz Parque. Foi fundamental para a marcação do pênalti a favor do Palmeiras, aos 19 minutos do segundo tempo, e depois aos 37, anulando o gol do Ceará, marcado por Aylon, ao traçar as linhas de impedimento.
Primeiro tempo
O Palmeiras dominou o primeiro tempo no Allianz Parque, segurando 60% de posse de bola e todas as finalizações arriscadas: três ao todo, sendo duas no alvo e uma para fora, nos chutes de Lucas Evangelista, Piquerez e Ramón Sosa. Criou pouco e o pouco que criou, não converteu. E o Ceará, menos ainda. Tentou puxar contra-ataques com lançamentos buscando Galeano e Pedro Raul, mas não ofereceu perigo. Assim, as equipes saíram para o intervalo empatadas em 0 a 0. No caso do Alviverde, sob vaias de parte da torcida.
Segundo tempo
Bastaram cinco minutos de bola rolando para o Ceará, em sua primeira finalização na partida, balançar as redes: golaço de Lourenço para fazer 1 a 0. O Vozão emendou a sequência de contra-ataques em seguida, e o Palmeiras mudou dois - entrando Flaco e Felipe Anderson - para dar uma oxigenada ofensiva. Surtiu efeito. Aos 18, um chute de Flaco acertou a mão de Willian Machado e após revisão do VAR o árbitro marcou pênalti. Flaco mesmo converteu o empate: 1 a 1.
As trocas do Ceará - Sobral e Nicolas - vieram logo depois, mas nem deu tempo de organizar. Um belo passe de Flaco achou Maurício, que correu na ponta e serviu Vitor Roque para um golaço na virada: 2 a 1.
O Alviverde seguiu pressionando até que, aos 36, Aylon balançou as redes pelo Ceará em jogada construída com Pedro Raul e Galeano. Logo em seguida, porém, o VAR deu sinal de possível impedimento, traçou as linhas e anulou o lance. A partida ainda seguiu até os 52 minutos com chances criadas, e o Vozão tentando pressionar pelo empate, mas não houve mais mudanças no placar. Confirmou-se a vitória alviverde, que deixou o campo sob aplausos da torcida e com os jogadores aplaudindo de volta.