O Santos venceu pela segunda vez seguida no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, o Peixe fez um péssimo primeiro tempo, saiu perdendo para o Cruzeiro, mas mudou de postura no intervalo e foi buscar a virada no Mineirão lotado. Com gols de Guilherme e Caballero, o Alvinegro Praiano bateu a Raposa, por 2 a 1, e se afastou ainda mais da zona do rebaixamento.
Frustração celeste
Mesmo jogando em casa e apoiado por mais de 59 mil pessoas nas arquibancadas, o Cruzeiro não conseguiu dar conta do recado e confirmar seu favoritismo. Os mineiros saíram na frente com Fabrício Bruno, anotando de cabeça, mas diminuíram a frequência na etapa final e acabaram sofrendo o empate. O resultado fez com que a Raposa se mantivesse na segunda colocação, atrás do Flamengo.
Neymar "cruzeirense"
Ao fim da partida, uma cena chamou a atenção de todos. O atacante Neymar trocou camisa com Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão, e deixou o gramado do Mineirão vestindo o uniforme da Raposa. O craque do Santos abraçou seus companheiros e festejou a importante vitória com a camisa azul do adversário.
Primeiro tempo
Um jogo de ataque contra defesa. Foi assim o primeiro tempo de Cruzeiro e Santos com a Raposa tomando conta das ações da partida, empurrando o adversário para o campo de defesa e empilhando oportunidades de gol. Ao todo, os mineiros finalizaram nove vezes e tiveram outros nove escanteios a seu favor.
Depois de tanto pressionar, o Cruzeiro conseguiu vencer o goleiro Gabriel Brazão e marcar com Fabrício Bruno, de cabeça. Praticamente no lance seguinte, Villalba deu um presente para Guilherme dentro da área de defesa. O atacante do Peixe apenas rolou para Neymar, completamente sozinho dentro da área, isolar e mandar para a arquibancada do Mineirão a única chance de gol santista no primeiro tempo.
Segundo tempo
No intervalo, o técnico Cleber Xavier sacou Rollheiser, Barreal e Tomás Rincón para mandar a campo Caballero, Tiquinho Soares e João Schmidt. As mudanças surtiram efeito, e o Santos teve uma postura completamente diferente na etapa final.
Melhor organizado, compacto e inteligente para sair em velocidade, o Peixe empatou aos 16 minutos com Caballero achando Guilherme nas costas da zaga do Cruzeiro. No lance seguinte, a Raposa marcou com Kaio Jorge batendo na saída de Gabriel Brazão. O lance, no entanto, foi invalidado pelo árbitro que viu, após chamada do VAR, falta de Matheus Pereira em Zé Rafael no início da jogada.
Daí em diante, o Cruzeiro baixou a guarda e viu o Santos ir crescendo no jogo até Guilherme retribuir o presente e colocar Caballero frente a frente com Cássio. O paraguaio bateu rasteiro, na saída do goleiro, e deu a vitória ao Peixe no Mineirão.
Tabela do Brasileirão
Com a vitória fora de casa, o Santos está em uma sequência de três jogos de invencibilidade. O time paulista chegou aos 21 pontos ganhos e ocupa a 14ª colocação na tabela - cinco pontos à frente do Vasco, o primeiro dentro da zona do rebaixamento. Já o Cruzeiro fica estacionado nos 37 pontos, três pontos atrás do Flamengo e com um jogo a menos do que o rival carioca. Clique aqui e veja a classificação completa.
Próximos jogos
O Cruzeiro volta a campo na segunda-feira da próxima semana (18) para enfrentar o Mirassol, no interior de São Paulo. Já o Santos recebe o Vasco, no Morumbis, um dia antes, no domingo. Para esta partida, os alvinegros já compraram mais de 30 mil ingressos com antecedência.