Lançado em 24 de janeiro de 2024 a proposta do Orkut era bem eclética. Você podia criar um perfil com seus gostos, adicionar amigos, ter uma pontuação (por ser sexy, legal e confiável), publicar recados no mural de outras pessoas (scraps) e receber homenagens em forma de textos (depoimentos). O destaque, porém, eram as comunidades: espaços em que membros podiam ler discussões, iniciar tópicos e compartilhar conteúdos. Elas eram tanto locais para brincadeiras e debates quanto para serviços paralelos.
DA ASCENSÃO À QUEDA
O Brasil foi um dos públicos prioritários da plataforma, talvez por pura coincidência e também por rivais como o MySpace não decolarem fora de certos públicos. Já no segundo semestre de 2004, o Brasil já tinha 700 mil cadastrados lá, ou 51% do público total do site. É deste período que surgem recursos como o Buddy Poke e jogos como a Colheita Feliz. No auge, foram mais de 300 milhões de usuários em todo mundo - um número relevante para o período, ainda com mais da metade do público composto por brasileiros.
Entretanto, o auge do site passou e o serviço rapidamente encarou momentos de crise. Em agosto de 2011, o Facebook virou a maior rede social do Brasil oficialmente, e foi adotada por ter alguns pontos em comum com o rival, por mais que a proposta fosse diferente.
O próprio ambiente da plataforma já era bem diferente: foi já no Orkut que descobrimos que redes sociais podem ser espaço para a prática de crimes, disseminação de discurso de ódio e muitas mensagens que na verdade eram apenas spam ou malwares disfarçados. O FIM DA REDE SOCIAL Em 30 de junho de 2014, a Google anunciou que o Orkut seria oficialmente desativado três meses depois, em setembro daquele ano. Novos cadastros foram encerrados e, quando a data chegou, já não era mais possível publicar novos conteúdos. Durante dois anos, a empresa liberou um arquivo de comunidades públicas para consulta e uma ferramenta para facilitar a exportação de dados, como álbuns de fotos.
Depois desse prazo, o site foi totalmente desligado e os arquivos foram apagados sem chance de recuperação.
POR QUE O ORKUT ACABOU?
Foram vários os motivos que levaram ao fim da rede social, por mais que ela ainda tivesse um espaço carinhoso no coração do público brasileiro:
O principal deles foi uma série de mudanças de rumo na Google, que passou a priorizar outros projetos internos com foco social, como o mal sucedido Google+, que foi incorporado a YouTube, Blogger e até Gmail;
A falta de popularidade em mercados importantes, como Estados Unidos e países da Europa, concentrando usuários na Índia e principalmente no Brasil;
A queda de usuários frequente, registrada em especial para um já gigante Facebook;
Uma ausência sentida pelos usuários por funções mais avançadas oferecidas por outras plataformas, além de pouca inovação e modernização em interface e recursos.
O ORKUT VOLTOU OU VAI VOLTAR?
Não, o Orkut não voltou oficialmente em nenhum momento depois do fim oficial da plataforma em 2014. Em 2022 com uma mensagem do fundador, avisando que novidades estavam a caminho, algo que, três anos depois (2025), ainda não virou realidade.


