O cuiabano Leonardo Storck, atleta da Rio Tennis Academy, faz nesta terça-feira (7) sua estreia no Circuito Banco BRB / ENGIE de Tênis Profissional – M25 Rio de Janeiro, em busca de seu primeiro ponto no ranking da ATP. O torneio, disputado na sede da academia no bairro das Laranjeiras, distribui US$ 30 mil em premiação e é o mais importante da cidade depois do Rio Open.
Storck enfrenta o mexicano Rafael De Alba a partir das 10h, com entrada gratuita para o público. O jovem de 16 anos celebra a oportunidade de atuar “em casa” e em um torneio profissional.
“Muito feliz de ter essa chance de jogar o torneio profissional aqui, vai ser meu segundo torneio aqui, estou muito feliz, aqui é minha segunda casa, acho que não terá pressão pois já joguei aqui, a galera aqui é tranquila, pessoal vai torcer bastante. Será meu segundo torneio profissional, espero fazer um bom jogo”, afirmou.
A estreia acontece logo após um momento marcante na carreira do atleta. Na segunda-feira, Storck atingiu seu melhor ranking juvenil, o 107º lugar, após conquistar o vice-campeonato do J200 de Santiago (Chile) no último sábado. A campanha, com quatro vitórias, terminou com derrota apertada para o equatoriano Emilio Camacho por 3/6, 7/5 e 6/3.
“Foi uma excelente campanha, era minha segunda semana com o pessoal da Confederação Brasileira de Tênis, agradecer essa oportunidade de entrar no projeto. Fui superando meus limites na semana com jogos bem longos, na final escapou por pouco”, destacou o tenista.
Outro atleta da academia, Bernardo Carvalho, também faz sua estreia no circuito profissional nesta terça-feira, enfrentando o chileno Nicolas Bruna no segundo jogo da quadra principal, logo após o duelo de Storck.
Na rodada de segunda-feira, Carlos Eduardo Lino (Cadu Lino) fez seu primeiro jogo em chave principal de um torneio profissional, após convite da organização. Em uma batalha de quase três horas, o catarinense foi superado pelo americano Billy Suarez por 6/2, 6/7 (7/5) e 6/4.
O dia também foi positivo para o tênis brasileiro: oito atletas nacionais avançaram do qualificatório para a chave principal — Jefferson Wandler Filho, Victor Pagotto, Gabriel Schenekenberg, Rafael Tosetto, Victor Rocha, Glauco Júnior, João Lago e Ryan dos Santos.
A rodada desta segunda ainda contou com três confrontos de primeira rodada: Pedro Chabalgoity contra o argentino Lorenzo Rodriguez, Igor Gimenez diante do uruguaio Ignacio Carou, e Nicolas Zanelatto frente ao argentino Santiago Taverna, principal favorito ao título.