O Santos respira no Campeonato Brasileiro. Pressionado pela proximidade da zona de rebaixamento, o time deu a melhor resposta possível para o torcedor. Com um primeiro tempo de “manual”, no qual amassou o arquirrival Corinthians, o Peixe abriu vantagem confortável para construir a vitória por 3 a 1, em duelo pela 28ª rodada do Brasileirão e disputado na Vila Belmiro. Zé Rafael, Barreal (com um golaço) e Rollheiser marcaram os gols santistas, enquanto Raniele descontou para o Timão, que viu o rival se aproximar na tabela de classificação.
Situação na tabela
A vitória sobre o maior rival deixou o Santos com 31 pontos, apenas dois de diferença para o Corinthians, que segue com 33 pontos. O Peixe agora tem, neste momento, seis pontos para a zona do rebaixamento.
Presença ilustre
Ainda desfalque do time e com retorno previsto para novembro, Neymar esteve em um camarote para acompanhar a partida contra o Corinthians. Antes de a bola rolar, o craque foi ao gramado com a filha Mavie.
Os números do clássico
Na melhor exibição sob o comando de Vojvoda, o Santos dominou completamente o maior rival. Foram 13 chutes a gol contra apenas 1 do adversário. Defensivamente, o Peixe desarmou 21 vezes, enquanto o Timão apenas 11.
Primeiro tempo
Um amasso do Santos. A frase anterior resume o primeiro tempo do clássico alvinegro na Vila Belmiro. O time de Juan Pablo Vojvoda encarou o duelo em uma rotação diferente do Corinthians, com muito mais intensidade. Não demorou para o placar ser aberto: aos 3 minutos, Barreal cobrou escanteio na cabeça de Zé Rafael, que subiu sozinho para fazer 1 a 0.
O gol fez o Santos ganhar confiança, enquanto o Corinthians se manteve abatido e cometendo muitos erros, especialmente na saída de bola. O ritmo santista seguiu em alta, e o aumento da vantagem parecia questão de tempo. O segundo veio em grande estilo. Aos 38 minutos, Barreal recebeu de João Schmidt, dominou e acertou um lindo chute de fora da área, no ângulo direito de Felipe Longo.
Segundo tempo
O domínio absoluto do Santos se manteve após o intervalo. O desenho da partida se sustentou, e não demorou para o volume do time da casa ser transportado para o placar do jogo. Aos 6 minutos, a arbitragem de vídeo flagrou pênalti de Breno Bidon sobre Zé Rafael. Rollheiser deslocou Felipe Longo na batida e fez 3 a 0.
O Corinthians ainda ensaiou uma reação ao diminuir com Raniele aos 12 minutos, em cabeçada a partir de cobrança de escanteio de Matheuzinho. O auxiliar Lucas Silvestre até colocou Garro e Memphis Depay, porém o Timão no máximo acertou a trave com Gustavo Henrique. O Santos venceu mais um clássico, e sem sustos.