Cuiabá, 29 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,43
Cuiabá, 29 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,43
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 06:10 - A | A

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 06h:10 - A | A

526 dentes dentro da boca de um menino de 7 anos: por que algumas pessoas têm mais do que o normal?

Condição é chamada de hiperdontia e, em casos raros, podem ser encontrados mais de 30 dentes extras dentro da boca

Da Redação

Uma cirurgia na Índia em 2019 se transformou em uma das descobertas médicas mais extraordinárias da odontologia. Uma pequena protuberância na mandíbula de um menino de 7 anos, que passou despercebida desde seus 3 anos, revelou 526 minidentes dentro de um tumor benigno.

O garoto chegou ao hospital com queixas de inchaço no lado direito da mandíbula e ausência de erupção dos dentes permanentes. Radiografias e tomografias apontaram para uma massa densa de cerca de 200 gramas alojada na mandíbula inferior.

Foi realizada uma cirurgia de cinco horas para retirar o tumor raro conhecido como odontoma composto. Quando aberto, a supresa foi ainda maior: 526 estruturas que lembravam dentes foram encontradas “como pérolas numa ostra”. Elas variavam entre 0,1mm e 15mm, e cada uma tinha coroa, raiz e esmalte, detalhes tão perfeitos quanto os de dentes verdadeiros.

A quantidade de dentes que temos na boca pode variar por causa de alguns fatores, como: doenças, idade e evolução humana. Mas o número oficial na boca de um adulto é de 32 dentes (16 em cima e 16 embaixo), divididos em: oito incisivos, quatro caninos, oito pré-molares e 12 molares.

O QUE É A HIPERDONTIA?

O caso do garoto indiano é específico por se tratar de um tumor. Porém há pessoas que nascem com dentes a mais na boca. A condição é chamada de hiperdontia, ou seja, quando há dois ou mais dentes extras, além dos 32 — quando há somente um a mais é chamado de unitária.

O mais comum é que a pessoa com hiperdontia tenha um ou dois dentes a mais, mas, em casos raros, podem ser encontrados mais de 30 dentes extras na boca.

DIAGNÓSTICO

O excesso de dentes pode ser detectado por meio de radiografias ou a olho nu, especialmente porque dentes supranumerários podem nascer em qualquer lugar da boca.

Normalmente, eles não têm espaço para crescer e se desenvolver dentro da boca, o que acaba “encavalando” os demais e desalinhando a arcada dentária. Mesmo que o paciente não perceba que tem dentes a mais na boca, o dentista, em uma breve avaliação, percebe e acaba pedindo exames.

TRATAMENTO

O mais comum é a extração desses dentes e o tratamento ortodôntico para movimentar cada dente para o seu devido lugar, conforme planejamento do dentista. Caso o dente supranumerário não esteja causando problemas, o dentista pode optar por acompanhar o desenvolvimento do dente, observando a posição que ocupa e como se relaciona os outros dentes.

No caso da criança indiana, o procedimento de retirada dos dentes foi um sucesso. Ela deixou o hospital três dias após a cirurgia, com seus 21 dentes normais preservados e sem necessidade de reconstrução mandibular. Hoje, o garoto segue vida normal, acompanhado regularmente por profissionais de odontologia.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT