Cuiabá, 08 de Dezembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Cuiabá, 08 de Dezembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025, 11:14 - A | A

Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025, 11h:14 - A | A

Em reação a Gilmar Mendes, Senado tenta votar nova lei do impeachment ainda em 2025

Projeto deve ser votado antes do recesso e redefine regras para denúncias contra autoridades

DA REDAÇÃO

O Senado Federal tem se mobilizado para votar ainda neste ano a proposta que atualiza a legislação do impeachment. Segundo Isabel Mega, da CNN Brasil, a articulação ganhou força após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que só permite a Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentação de pedidos de impedimento contra ministros da Corte. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), avalia levar ao plenário o projeto elaborado pelo ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentado em 2023.

Naquele momento, o texto não avançou por falta de consenso. Agora, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do senador Weverton Rocha (PDT-MA). O projeto de Pacheco, entre outros pontos, amplia o rol de autoridades que podem ser denunciadas por crimes de responsabilidade, revisando parâmetros da Lei nº 1.079, de 1950 — justamente o marco legal afetado pela decisão liminar de Gilmar Mendes. Essa mudança busca modernizar o processo e oferecer maior clareza sobre as etapas de julgamento. O texto nasceu a partir de debates conduzidos por uma Comissão de Juristas, da qual participou o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O objetivo foi apresentar um anteprojeto de atualização da lei que define e regula os crimes de responsabilidade. A liminar de Gilmar Mendes, que impede que cidadãos apresentem pedidos de impeachment contra autoridades do Judiciário, terá seu destino decidido pelo plenário virtual do STF entre os dias 12 e 19 de dezembro, abrindo um novo capítulo na discussão sobre os limites e os procedimentos aplicáveis a essas denúncias.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT