Começa hoje na 1ª Turma do STF o julgamento dos embargos de declaração [recursos] dos condenados pela tentativa de golpe de estado. Serão apenas quatro ministros a votar. Luiz Fux não participará, pois transferiu-se para a 2ª Turma. Ele tomou a decisão e já avisou à Corte. Havia dúvidas sobre esse tópico. Motivo: quando Fux anunciou sua saída da 1ºª Turma, disse no plenário:
Como Fux não participará, pode-se antecipar com tranquilidade o resultado: 4 a 0 contra todos os recursos apresentados. A dúvida fica por conta do local onde Bolsonaro cumprirá sua pena de 27 anos e três meses: na Papuda ou numa cela dentro da sede da PF em Brasília.
O julgamento está previsto para terminar na sexta-feira que vem. Mas pode ser antecipado se os quatro ministros declararem seus votos antes no plenário virtual. O voto do relator, Alexandre de Moraes, será conhecido ainda na manhã de hoje.
O temor de ir para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, tornou-se quase uma certeza para Jair Bolsonaro. Em conversas com aliados que o visitaram nos últimos dias, o ex-presidente passou a tratar essa possibilidade como algo concreto e demonstrou não ver grandes chances de reverter esse cenário, ao menos num primeiro momento.
Bolsonaro e seus aliados já especulam até uma possível data para que ele seja levado à Papuda: 14 de novembro. Eles acreditam que é um dia simbólica, por ter sido nesta data, em 2014, que foi deflagrada a sétima fase da Lava Jato, considerada um divisor de águas na operação. Na ocasião, foram detidos o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, além de alguns dos principais empreiteiros do país que depois se tornaram delatores.
Com informações das colunas dos jornalistas Lauro Jardim e Bela Mengale colunistas de O Globo


