O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que a reunião com o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, para começar negociações sobre as tarifas foi “muito produtiva” e ocorreu em “excelente clima”.
“Trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais”, informou Vieira. Ele acrescentou que os dois governos estão com “muita disposição de trabalhar em conjunto”.
“Reiterei a posição brasileira transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano, o que vai demandar um processo de negociação a ser iniciado nos próximos dias”, continuou.
Em julho, o governo dos Estados Unidos anunciou taxas de 50% para produtos brasileiros que entram naquele país. Donald Trump tentou usar essa medida para interferir na Justiça brasileira, que estava julgando Jair Bolsonaro.
O representante dos EUA, Marco Rubio, sequer mencionou o nome de Jair Bolsonaro na reunião com Mauro Vieira. A informação é de Daniela Lima, do UOL.
Em nota oficial, o governo dos Estados Unidos apontou que Rubio e Vieira “mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”.
Vieira disse que está sendo montada, em conjunto com os EUA, uma agenda de reuniões.
“Está mantido o objetivo de que os presidentes Lula e Trump se reúnam proximamente, mas isso ainda vai ser definido pelas partes e de acordo com a agenda dos presidentes”, sublinhou.
Lula e Trump já conversaram por telefone, o que serviu para iniciar as tratativas bilaterais.