O líder do governo no Senado, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), criticou duramente a decisão do governo dos Estados Unidos de cancelar os vistos do ministro Alexandre de Moraes, de outros integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e de seus familiares. A informação foi divulgada pela Agência Brasil após o anúncio feito nesta sexta-feira (18/7) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em mais uma ofensiva internacional após a nova operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em tom irônico, Randolfe publicou uma mensagem nas redes sociais defendendo a soberania do Brasil e minimizando o impacto das sanções americanas. “Caríssimo ministro Alexandre de Moraes e demais ministros do Supremo Tribunal Federal, o nordeste brasileiro tem as praias mais lindas do mundo, os nossos pampas e nossas serras gaúchas ou paulistas não ficam devendo aos Alpes Suíços ou de qualquer outro lugar”, iniciou o senador.
O parlamentar prosseguiu valorizando as belezas naturais do Brasil e reforçando que as sanções não devem intimidar os ministros. “Nosso sertão, com seus cactos únicos e sua paisagem de deserto belíssima. Nosso cerrado tem requintes fantásticos e, aqui no meu Amapá, estamos no coração da Amazônia para ver a maior reserva de água doce do planeta. Tenho certeza que os senhores não ficarão preocupados por não poder ver o Mickey, o Pato Donald e o Pateta”, ironizou.
Randolfe ainda enfatizou que o Brasil conta com diversas opções de destino ao redor do mundo e que a soberania nacional não se curvará a pressões externas. “Além do mais, se precisarem tem outros 192 países do mundo inteiramente à vossa disposição. De minha parte, toda solidariedade. Acreditem, não serão chantagens e ameaças que curvarão a coluna da soberania do Brasil”, concluiu o senador.
O STF, segundo a Agência Brasil, ainda não se manifestou oficialmente sobre o anúncio da retaliação.
A retaliação anunciada pelo secretário Marco Rubio ocorreu poucas horas após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão contra Jair Bolsonaro e determinar medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno entre 19h e 6h. Rubio acusou Alexandre de Moraes de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e de impor censura no Brasil.
PAÍS NÃO ACEITARÁ SER INTIMIDADO
A reação do senador Randolfe Rodrigues é um recado direto sobre a postura do governo brasileiro diante das ameaças externas. O parlamentar reforçou que o país não aceitará ser intimidado por sanções ou por retaliações vindas de governos estrangeiros que tentam desestabilizar o sistema democrático brasileiro. A mobilização política promete continuar nos próximos dias, diante da crescente pressão internacional articulada por aliados de Bolsonaro nos Estados Unidos.
Site Brasil 247