O Brasil estreou com uma vitória dramática na Americup, em Manágua, na Nicarágua. O time comandando por Aleksandar Petrovic ganhou do Uruguai por 81 a 76 na tarde deste sábado, com 13 pontos de Bruno Caboclo. Neste domingo, o time brasileiro enfrenta as Bahamas, às 18h40, horário de Brasília.
O Brasil iniciou a partida com Georginho, Yago, Gui Deodato, Lucas Dias e Bruno Caboclo. Do lado uruguaio, o quinteto inicial teve Bruno Fitipaldo, Emiliano Serres, Joaquin Rodriguez, Pablo Gomes e Gonzalo Iglesias. O Brasil abriu o placar com um chute de três de Lucas Dias, e manteve a frente durante todo o primeiro quarto, com 27 a 20 - 12 pontos só de Bruno Caboclo.
O time brasileiro voltou para a quadra no segundo período com todo o quinteto modificado em relação ao início do jogo. As bolas brasileiras passaram a não cair, enquanto o Uruguai se aproximava no placar. Após dois pontos de Pablo Gomes e com apenas um ponto de frente, 31 a 30, o técnico Aleksandar Petrovic pediu tempo para o Brasil, que terminou o primeiro tempo com apenas dois pontos de vantagem: 46 a 44.
O Brasil começou o terceiro período errando muitos arremessos e lances livres. Yago se destacou na distribuição de jogadas enquanto os uruguaios apertavam a marcação. Mais uma vez, o período terminou apertado, com vantagem brasileira: 65 a 62. O último quarto foi dramático, com o Brasil passando sufoco para manter a frente no placar A menos de dois minutos do fim, com 73 a 71, Georginho converteu uma bola de três para dar um respiro ao time brasileiro. Na sequência, Lucas Dias sofreu falta e uma queda e teve de abandonar o jogo.
A experiência de Benite fez a diferença faltando 15 segundos para o fim do jogo, com bela sexta de três pontos: 80 a 74. Agora, o Brasil soma nove vitórias seguidas contra o Uruguai. A última derrota aconteceu na Americup em 2015.
O Brasil vai em busca do ouro que escapou na final de 2022 contra a Argentina, no Recife. O time conta com seis atletas que estiveram nas Olimpíadas de Paris 2024: Yago, Georginho, Benite, Lucas Dias, Bruno Caboclo e João Pereira “Mãozinha”. Somam-se a eles Caio Pacheco, Gui Deodato, Ruan, Alexey, Nathan Mariano e Reynan. A equipe é comandada por Aleksandar Petrovic, que tem como auxiliares técnicos Demétrius Ferraciú e Léo Costa.
- Chegamos como gostaríamos na Americup. Tivemos problemas com lesões, mas a equipe cresceu nos treinamentos, tivemos um bom ambiente de trabalho e penso que chegamos em um bom estágio para o começo da Americup - disse Petrovic.
O Brasil tem quatro títulos da Americup - o último foi conquistado em 2009, em Porto Rico. Bahamas e Estados Unidos completam o grupo do Brasil. O regulamento da Americup coloca as 12 equipes em três grupos com quatro seleções. As duas melhores de cada chave mais os dois melhores terceiros, avançam às quartas de final. A decisão será no dia 31 de agosto.