Cuiabá, 20 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,51
Cuiabá, 20 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,51
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 05:23 - A | A

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 05h:23 - A | A

Sem identificação: avião misterioso usado pela CIA pousa em Porto Alegre em missão não revelada pelos EUA

Boeing 757 C-32B é costumeiramente usado em operações especiais para transportar diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência

Da Redação

Um Boeing 757 sem identificação externa chamou a atenção ao aterrissar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira (19/8). A aeronave, pertencente ao governo dos Estados Unidos, é conhecida por operar em missões especiais e está frequentemente associada à CIA — a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos. Estava previsto para o avião decolar da capital gaúcha às 20h25 com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

A informação foi antecipada pelo portal especializado Aeroin e confirmado pelo OGlobo A Fraport, operadora do terminal de Porto Alegre, confirmou o pouso do jato na tarde desta terça. O avião não exibe nenhum registro em sua fuselagem branca e é chamado no mundo militar como C-32B, um modelo modificado do Boeing 757-200. Diferente do C-32A, utilizado para transporte oficial de autoridades da Casa Branca, o C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana.

O grupo é baseado em Nova Jersey, e esse avião costuma ter como função principal transportar equipes de ação rápida do Departamento de Estado, compostas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.

A missão atual começou em 18 de agosto, partindo de Nova Jersey até Porto Alegre, com escalas em Tampa, na Flórida, e San Juan, em Porto Rico. A chegada à capital gaúcha ocorreu às 17h13. Até o momento, autoridades americanas e brasileiras não confirmaram oficialmente a razão da presença da aeronave.

Apelidado de “Gatekeeper” (“Porteiro”), o avião já foi mobilizado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute, em 2020, e em eventos de grande visibilidade, incluindo os Jogos Olímpicos. Equipado com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, o C-32B garante mobilidade e autonomia a operações sigilosas em qualquer parte do mundo.

Procurados pelo O Globo, a Força Aérea Brasileira, a Anac e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não responderam até a última atualização da reportagem.

O possível aumento da presença de agentes estadunidenses em solo nacional se dá em um momento crítico. Aumentam as pressões sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), que se mobiliza para inviabilizar a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes. A Casa Branca atacou o Judiciário brasileiro, em defesa de Jair Bolsonaro, aliado ideológico do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Além disso, aumentam as ameaças de Washington sobre a região como um todo. Os EUA deslocaram navios militares para a costa da Venezuela. Os EUA dizem buscar promover uma intervenção na região em nome do combate ao crime organizado, embora estejam realmente interessados em capturar os recursos naturais da região. 

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT