Cuiabá, 26 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,43
Cuiabá, 26 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,43
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Esporte Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025, 09:17 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025, 09h:17 - A | A

Com lágrimas e superação, Andrey Nazario garante vaga no Pan adulto após cirurgia no quadril

Andrey Nazario, de 19 anos, fez cirurgia no quadril no início do ano, superou dores na preparação e ganhou ouro no Pan Júnior de Assunção

Da Redação

Promessa da nova geração de karatê, Andrey Nazario, de 19 anos, protagonizou momento de forte emoção no Pan Júnior de Assunção, logo após ganhar a medalha de ouro na categoria até 84kg. O catarinense chorou copiosamente de emoção por conseguir vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027, oito meses depois uma cirurgia no quadril.

Após o abraço emocionado no técnico Ricardo Aguiar, Andrey quase não conseguiu conversar com a imprensa na hora da entrevista. Após um momento para se recompor, ele pôde expressar melhor os sentimentos:

"Fiquei muito tempo parado no final do ano passado por conta dessa lesão. Isso impossibilitou de fazer o que eu mais amo. Retornei, fiz a cirurgia de cabeça erguida, fisioterapia dia após dia. Muita preparação física, treinamento muito árduo. Foi a melhor preparação da minha vida", afirmou Andrey.

Depois de vitórias sobre três adversários no dia, o triunfo na final do Pan Júnior foi sobre o uruguaio Tomas Dotta, por 8 a 0, o que o credenciou a disputar o Pan adulto. Este era um dos sonhos do atleta, que se disse mais motivado ainda para representar bem o Brasil.

- A vontade dobrou agora, pode ter certeza que vou estar lá naquele Pan-Americano na melhor forma possível, o mais preparado possível, mais bem condicionado. O cara que estiver lá do outro lado da quadra vai sentir o peso.

O coordenador e técnico da seleção brasileira, Ricardo Aguiar, se emocionou com choro de Andrey e lembrou o quão difícil foi a preparação do atleta em Joinville, com o treinador direto, Sidnei Maciel.

- Tem aproximadamente oito meses da cirurgia, então ele tinha muita dor ainda. Treinava, doía, diminuía o treino, aumentava. E você treinar com dor é a coisa mais horrível que existe. Eu fui atleta de seleção a minha vida toda, sou treinador e ver o atleta treinar com dor arrebenta com a gente. Mas ele superou e conseguiu entregar o melhor dele.

Ricardo lembra que também foi importante um trabalho de preparação mental e de controle de carga com Andrey para que ele conseguisse se recuperar bem da cirurgia. E que vê um "futuro brilhante" para o jovem atleta.

"Na cabeça de um jovem, passa um milhão de coisas. Principalmente de que não vai dar (para se recuperar). A gente fez um trabalho psicológico com ele, para preservá-lo ao máximo possível nos treinamentos, mas sem deixar de treinar", afirmou.

- Ele já treina com adulto há muito tempo, isso faz com que ele chegue um pouco mais de casca, e eu não tenho dúvida nenhuma que em 2027 ele vai chegar melhor preparado ainda para brigar por medalha nos Jogos Pan-Americanos, sem dúvida - finalizou o treinador.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT