Esta terça-feira (7) marcou o terceiro dia de disputas do Mundial Júnior de Judô, que acontece até esta quarta-feira (8), em Lima, no Peru. O dia foi positivo para a delegação brasileira, que conquistou a classificação de três atletas para as finais da competição. Além disso, o país conquistou um feito histórico.
A final dos -90kg masculino vai ser 100% brasileira, entre os judocas Jesse Barbosa e João Segatelle. Em Mundiais de Judô, esta é a primeira vez na história desta categoria que a decisão da medalha de ouro é entre dois representantes brasileiros, incluindo as classes cadete, júnior e sênior. Os atletas chegaram à disputa do primeiro lugar após ganharem quatro lutas cada.
No naipe feminino, Dandara Camilo, na categoria até 78kg, vai lutar pelo terceiro lugar, contra Lila Mazzarino, atleta da França.
Relembre as medalhas do primeiro dia do Mundial Júnior de Judô
O judô brasileiro esteve em quatro disputas de medalha no primeiro dia do Campeonato Mundial Júnior. Entre elas, na final do -52kg feminino, Nicole Marques, de 17 anos, levou a melhor sobre a venezuelana Leomaris Ruiz. O confronto intenso foi marcado pela vitória de Nicole após o terceiro shido de Leomaris no golden score. Posteriormente, a judoca brasileira venceu todos os confrontos de sua chave.
Gyovanna conquistou a medalha de bronze ao vencer a uzbeque Raykhona Mamatova, a quirguistanesa Zhanar Zholdosheva e a italiana Michela Terranova, líder do ranking mundial — esta última em um combate de golden score. Na semifinal, foi superada pela cazaque Dana Abdirova, mas garantiu o bronze ao vencer a eslovena Jevgenija Gajic por ippon na disputa pela medalha.