A 67ª edição da Libertadores começa nesta terça-feira, com os primeiros confrontos da fase prévia. The Strongest, da Bolívia, e Deportivo Táchira, da Venezuela, fazem o primeiro jogo da competição, às 21h30 (de Brasília).
Os brasileiros que disputam a Pré-Libertadores — Bahia e Botafogo — entram apenas na próxima fase. Confira abaixo os confrontos, suas datas e os possíveis cruzamentos até a fase de grupos.
Pré-Libertadores 2026 | 1ª fase
Chave E1 — The Strongest (BOL) x Deportivo Táchira (VEN)
Ida: 03/02 | Volta: 10/02
Chave E2 — Juventud (URU) x Universidad Católica (EQU)
Ida: 05/02 | Volta: 12/02
Chave E3 — 2 de Mayo (PAR) x Alianza Lima (PER)
Ida: 04/02 | Volta: 11/02
The Strongest x Deportivo Táchira
Strongest e Táchira fazem um duelo precoce de duas presenças frequentes na Libertadores. Apesar da tradição em seus respectivos países, ambos chegam de uma temporada irregular em 2025. Os bolivianos terminaram em 3º lugar no campeonato nacional, enquanto os venezuelanos conquistaram, via tabela anual, a última vaga disponível no torneio continental.
Os dois times estiveram no caminho de clubes brasileiros na última edição da competição. O Táchira foi o último colocado no grupo do Flamengo e quase eliminou a equipe carioca, que sofreu para vencer e se classificar na última rodada. Já o Strongest foi superado pelo Bahia na Pré-Libertadores, com empate em 1 a 1 em La Paz e derrota por 3 a 0 em Salvador.
O Bahia pode entrar novamente no caminho do Strongest. Quem avançar no duelo entre os bolivianos e o Táchira encara o Tolima, da Colômbia, na segunda fase. O vencedor enfrenta justamente quem vier de Bahia x O’Higgins, do Chile, no jogo decisivo por uma vaga na fase de grupos.
Juventud x Universidad Católica
Alerta de estreante. O modesto Juventud fará sua primeira participação na história da Libertadores. A equipe uruguaia da cidade de Las Piedras, que fica a cerca de 30 km de Montevidéu, encara o Universidad Católica de Quito na primeira fase. A classificação histórica veio após um surpreendente 4º lugar na tabela anual, ficando atrás apenas dos gigantes Nacional e Peñarol e do Liverpool. Os equatorianos conquistaram a vaga pelo título da Copa Nacional, ao superar a LDU na decisão.
O vencedor desse confronto encara o Guaraní, do Paraguai, na próxima fase. Quem avançar enfrenta Liverpool, do Uruguai, ou Independiente Medellín, da Colômbia, no duelo que define quem se classifica para a fase de grupos.
2 de Mayo x Alianza Lima
Por fim, um confronto de times com retrospectos muito diferentes na história do futebol sul-americano. Enquanto o tradicional Alianza Lima, do Peru, vai para sua 32ª participação na Libertadores, o 2 de Mayo, do Paraguai, fará sua estreia na competição. O clube tem sede em Puerto Juan Caballero, que fica na fronteira com o Brasil, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e conquistou a vaga ao ser vice-campeão da Copa Paraguai. O Alianza se classificou como 4º colocado da liga peruana.
O chaveamento pode provocar um clássico nacional logo na segunda fase. Se o Alianza Lima superar o 2 de Mayo, encara o Sporting Cristal, rival peruano. O vencedor desse confronto disputa uma vaga na fase de grupos contra o Carabobo, da Venezuela, ou o Huachipato, do Chile.



