Cuiabá, 16 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,37
Cuiabá, 16 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,37
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025, 01:29 - A | A

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025, 01h:29 - A | A

Cientistas desenvolvem 'super vacina' que pode prevenir o câncer antes de ele surgir; entenda

Testes em Massachusetts mostraram que imunizante com nanopartículas impediu o aparecimento e a disseminação de tumores em até 88% dos casos em camundongos

Da Redação

Uma equipe de cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst (UMass) desenvolveu uma vacina experimental que pode prevenir o surgimento de diversos tipos de câncer, incluindo melanoma, câncer de pâncreas e câncer de mama triplo negativo. O estudo, publicado na revista Cell Reports Medicine, indica que a tecnologia pode representar um avanço histórico na imunização preventiva contra tumores.

A vacina, segundo o jornal inglês Daily Mail em matéria publicada nesta quarta-feira (15/10), utiliza nanopartículas feitas de moléculas de gordura que transportam dois adjuvantes, substâncias que estimulam o sistema imunológico. 

Em testes realizados com camundongos, até 88% dos animais vacinados permaneceram livres de tumores, dependendo do tipo de câncer. Além disso, o tratamento reduziu ou impediu completamente a disseminação da doença pelo corpo.

Nos experimentos, os cientistas combinaram as nanopartículas a um antígeno capaz de ativar a resposta imunológica contra células cancerígenas. Em seguida, os camundongos foram expostos a diferentes tipos de tumor.

Entre os animais vacinados contra melanoma, 80% permaneceram livres da doença e sobreviveram por mais de 250 dias. Já os que receberam vacinas tradicionais ou não foram imunizados desenvolveram tumores e morreram em até 35 dias.

  • 88% dos camundongos com câncer de pâncreas ficaram livres do tumor;

  • 75% com câncer de mama triplo negativo não desenvolveram a doença;

  • 69% dos que foram expostos ao melanoma também permaneceram saudáveis.

Apesar dos resultados animadores, os pesquisadores alertam que o trabalho ainda está em fase pré-clínica. A equipe formou uma startup, chamada NanoVax Therapeutics, para acelerar o desenvolvimento da vacina e conduzir os testes em humanos.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT