Cuiabá, 16 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,37
Cuiabá, 16 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,37
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025, 01:40 - A | A

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025, 01h:40 - A | A

Com elevação da Selic, milhares de famílias deixam de ter acesso à casa própria

Entidade defende que o BC inicie com urgência o corte na Selic, “para manter os juros em baixo patamar no longo prazo”

Da Redação

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, voltou a criticar a taxa básica de juros (Selic) praticada no país – responsabilizando a política monetária pela dificuldade de acesso ao crédito imobiliário. 

Abrindo o Incorpora 2025, maior evento anual do setor, França afirmou que a cada elevação da Selic, milhares de famílias deixam de ter acesso ao crédito imobiliário, em coro com outros setores da economia que pedem a redução da taxa básica de juros. 

“A alta da Selic nos últimos anos encareceu o custo do financiamento. A cada 1% de elevação [na Selic] 166 mil famílias deixam de ter acesso ao crédito imobiliário. Portanto, é fundamental termos um modelo que garanta a estabilidade e juros acessíveis”, disse Luiz França.

Atualmente em 15% ao ano, a taxa básica de juros imposta pelo Banco Central (BC), sob a justificativa de controle da inflação, é uma das maiores do mundo e condena á estagnação o desenvolvimento econômico do país. 

“Precisamos de forma urgente que o Banco Central inicie um movimento de corte na Selic e que tenhamos condições estruturais para manter os juros em baixo patamar no longo prazo”, reforçou.

Na abertura do evento, realizado na semana passada na capital paulista, o presidente da Abrainc ainda celebrou o anúncio do novo modelo de financiamento imobiliário, lançado pelo governo na sexta-feira (10/10). A medida, segundo França, vai “garantir oferta e taxas de juros acessíveis aos compradores”, além de aquecer a economia.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT