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Política Domingo, 01 de Junho de 2025, 08:08 - A | A

Domingo, 01 de Junho de 2025, 08h:08 - A | A

Dinheiro vivo no escândalo do INSS: PF identifica “intermediário” do lobista Antonio Antunes

Da Redação

A Polícia Federal (PF) apontou um sócio do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, como um dos principais responsáveis pelo transporte de dinheiro do esquema bilionário de fraudes contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Investigadores apontaram que os desvios dentro do INSS chegaram a R$ 6,3 bilhões.

De acordo com o Portal Metrópoles, Rubens Oliveira Costa foi descrito no inquérito como “facilitador” e “intermediário” de Antunes. Costa era sócio do Careca do INSS na empresa Brasília Consultoria Empresarial, mas tinha ligações com outras empresas como Prospect, que recebeu mais de R$ 13 milhões de duas entidades da farra do INSS.

Conforme o relatório, Oliveira sacou R$ 949 mil em espécie e fez provisionamentos (reservas de valores para saque) de R$ 2,3 milhões referentes às contas de três empresas ligadas ao Careca do INSS. A PF disse que as movimentações ultrapassam a capacidade financeira declarada – o fluxo financeiro dele era 10 vezes superior ao declarado.

Entidades vinculadas à prestação do serviço previdenciário aplicavam descontos das folhas de aposentados e pensionistas, que não sabiam do procedimento. Em troca de desconto, essas pessoas tinham acesso a benefícios como assistências jurídica e psicológica.

“Parte dos créditos recebidos tem origem direta em fundos de seguridade social, com posterior dispersão para empresas sob controle direto ou indireto de Rubens, indicando desvio de recursos públicos”, afirma o relatório. “Rubens foi identificado como figura central em operações financeiras suspeitas, desempenhando o papel de facilitador financeiro, sendo responsável por movimentações de valores expressivos entre pessoas físicas, jurídicas e entidades sob investigação”, diz a PF.

Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, foram atendidas nos Correios nessa sexta-feira (30), primeiro dia de atendimento presencial de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios.

Mais de cinco mil agências dos Correios estão habilitadas para consultas e contestações relativas aos descontos irregulares feitos por entidades associativas desde 2019. Caso seja confirmado o desconto irregular, é possível fazer a constatação, bem como acompanhar o resultado do questionamento.

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