A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (09.10), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os principais adversários em um eventual segundo turno das eleições de 2026.
Entre os cenários testados estão confrontos com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), e governadores como Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ratinho Jr. (PR), Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Leite (RS).
No cenário mais acirrado, contra Bolsonaro — que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apontou abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação — Lula aparece com 46% das intenções de voto, ante 36% do ex-presidente, diferença de 10 pontos. Em confronto com Michelle Bolsonaro, Lula lidera por 46% a 34%, e contra Tarcísio de Freitas, o placar é de 45% a 33%.
Contra outros nomes da direita e centro, a vantagem do presidente aumenta:
Romeu Zema (MG): 47% a 32%
Ratinho Jr. (PR): 44% a 31%
Ronaldo Caiado (GO): 46% a 31%
Eduardo Leite (RS): 45% a 22% — maior diferença, de 23 pontos
O levantamento ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 2 e 5 de outubro, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O estudo confirma tendência similar ao resultado anterior, divulgado em setembro deste ano.