Cuiabá, 29 de Novembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Cuiabá, 29 de Novembro de 2025
  
DÓLAR: R$
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025, 11:52 - A | A

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025, 11h:52 - A | A

Prévia da inflação fica dentro da meta em novembro. Não tem desculpa para manter juro real nas alturas

Apesar da inflação dentro da meta presidente do BC diz que vai manter juros de 15% sufocando o país para favorecer a agiotagem dos bancos e capital financeiro

DA REDAÇÃO

O IPCA-15 acumula no ano alta de 4,15% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%, sendo este último abaixo dos 4,94% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Esses resultados sinalizam que a inflação segue controlada no Brasil e colocam o Banco Central (BC) ainda mais contra a parede, pois a direção da autarquia resiste em reduzir os juros no país, sob o pretexto que tem de cumprir a meta de inflação de 3%, que conta com intervalo de tolerância de 1,5 a mais para ser cumprida.

Nesta semana o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, voltou a defender que os juros devem seguir altos – prejudicando a economia, as empresas produtivas e a criação de empregos de qualidade no país. 

Ele argumenta que a autoridade monetária não tem alternativa além de usar a taxa básica de juros (SELIC), hoje nos escorchantes 15%, para trazer a inflação ao centro da meta de 3%. 

“A determinação legal é uma meta de 3%, o instrumento é a taxa de juros, e o Banco Central tem de usar a taxa de juros para perseguir a meta de inflação”, disse Galípolo, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.  

Ou seja, o Banco Central mantem os juros em níveis nocivos à economia nos próximos anos, o que deve provocar a estagnação do crescimento econômico do Brasil, ou a queda dele. 

Ao manter a taxa Selic em 15% na última reunião do Comitê de Política Monetária, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) alertou que a decisão do BC “sufoca a economia”.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT